186

Ler e Falar, o que custa é começar: AgEI turma T1

Apresentação

A proposta tem por base o Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Ílhavo e os eixos do Plano 23|24 Escola+ - Novo Plano de Recuperação de Aprendizagens: domínios de Leitura e Escrita e Inclusão e Bem-Estar (Domínios 1 e 6). Após a identificação de dificuldades no desenvolvimento de competências de literacia (resultados do Rastreio de Linguagem e Fala (RALF), pretende-se capacitar os profissionais do AGEI para o desenvolvimento de uma intervenção integrada e multidisciplinar, envolvendo Educadoras de Infância, Professores do 1.º Ciclo, Psicólogos e Terapeutas da Fala.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores da Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores da Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Aprofundar conhecimentos sobre linguagem, fala e consciência fonológica. - Compreender a importância da literacia emergente. - Promover a partilha e elaboração própria de recursos didáticos para estimulação da linguagem, fala e consciência fonológica. - Aplicação de estratégias específicas para estimular os pré-requisitos da aprendizagem da leitura e escrita de todos os alunos.

Conteúdos

1. Desenvolvimento da fala e linguagem (compreensão e expressão) em determinadas faixas etárias e sinais de alerta. 2. Pré-competências linguísticas e não linguísticas para a aprendizagem da leitura e escrita 3. Implicações fonéticas e/ou fonológicas na aprendizagem da leitura e da escrita. 4. Atividades para o desenvolvimento de competências de literacia emergente, nomeadamente de consciência fonológica e de léxico.

Anexo(s)

Cartaz

Formador

Ana Mécia Rodrigues Aleixo Marques de Oliveira

Marina Sofia Saraiva Correia

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-11-2024 (Quinta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
Início: 07-11-2024
Fim: 07-11-2024
Acreditação: AFCD 5/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Sec. Dr. João Carlos Celestino Gomes - Anfiteatro