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Bibliotecas Escolares para o futuro: Organização e gestão de bibliotecas turma T3

Apresentação

O novo quadro estratégico da Rede de Bibliotecas escolares (Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro Rede deBibliotecas Escolares: Quadro Estratégico 2021-2027) aponta para que as bibliotecas sejam serviços inovadores einclusivos, cuja gestão estratégica equilibre a flexibilização de espaços físicos com a criação de ambientes virtuais deaprendizagem. Esta transformação promove uma reconfiguração da conceção de biblioteca, transformando estas estruturas físicas embibliotecas híbridas, centros de apoio à formação de alunos e ao exercício da atividade pedagógica dos professores. AsBibliotecas tornam-se assim, sítios de colaboração e diálogo, de curiosidade e descoberta, de pensamento e reflexão, deprojeto e iniciativa. A presente ação visa enquadrar o serviço das bibliotecas escolares no contexto educativo, os seus objetivos estratégicos eo papel da promoção das literacias no processo de ensino-aprendizagem. A função do professor bibliotecário e doassistente de biblioteca escolar determinam a qualidade e a eficácia da BE na promoção da leitura.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Conhecer o enquadramento e missão da Biblioteca Escolar à luz do quadro estratégico 2021-2027 e de outrosdocumentos estruturantes; - Saber qual o papel do professor bibliotecário na organização e gestão das bibliotecas escolares identificando as suasfunções; - Pensar a organização dos espaços físicos e virtuais da Biblioteca Escolar em função de uma presença híbrida comprestação de serviços presenciais e a distância; - Conhecer o Modelo de Avaliação das Bibliotecas Escolares.

Conteúdos

Modulo 1 - 5h (3h síncronas + 2h assíncronas) 1. Quadro estratégico 2021-2027 e outra documentação base • Missão da biblioteca escolar • Conceito de biblioteca híbrida Modulo 2 - 5h (3h síncronas + 2h assíncronas) 2. Professor Bibliotecário • Portaria 192-A/2015, de 29 de junho - Enquadramento funcional do professor bibliotecário - Professor bibliotecário: um profissional em ação (Domínios, Subdomínio e Competências). Modulo 3 - 5h (3h síncronas + 2h assíncronas) 3. Espaço da Biblioteca - Estrutura do espaço físico da biblioteca e suas áreas funcionais - Espaço virtual da biblioteca: plataformas e organização de conteúdos Modulo 4 - 10h (6h síncronas + 4h assíncronas) 4. Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar - Estrutura do Modelo de avaliação - Procedimentos de recolha de evidências - Análise de dados e avaliação 5. Apresentação dos trabalhos.

Metodologias

Esta ação de formação terá a duração de 25 horas divididas em 15 horas de trabalho síncrono e 10 horas em regimeassíncrono. Nas sessões síncronas será privilegiado o trabalho em grupo com análise documental e partilha de reflexão e experiênciasdos docentes face aos desafios encontrados nesses domínios. Nas restantes sessões será privilegiado o trabalho prático com recurso a diferentes ferramentas digitais de trabalhocolaborativo que promovam não apenas uma reflexão sobre os conteúdos apresentados, mas também a criação derecursos pedagógicos, adaptados à realidade das bibliotecas dos formandos e que possam vir a consubstanciar a criaçãode bibliotecas híbridas e com maior capacidade de resposta aos desafios colocados pelo novo quadro estratégico.

Avaliação

Avaliação contínua. Será avaliada a participação dos formandos nas atividades a desenvolver ao longo das sessões teórico-práticas. Serão também avaliados os trabalhos produzidos pelos formandos individualmente e em grupo quer durante as sessões síncronas quer nos momentos das sessões assíncronas.

Modelo

A avaliação dos formandos será expressa numa classificação quantitativa na escala de 1 a 10, de acordo com o artigo 4º do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação, os contributos e o trabalho final elaborado pelos formandos.

Bibliografia

IFLA (2016). Diretrizes da IFLA para a biblioteca escolar. Disponível em: https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/school-libraries-resource-centers/publications/ifla-school-library-guidelines-pt.pdf PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. (2021). Bibliotecas Escolares: presentespara o futuro. Programa Rede de Bibliotecas Escolares: Quadro Estratégico 2021-2027. Disponível em: BIBLIOTECASESCOLARES: PRESENTES PARA O FUTURO | PROGRAMA REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES: QUADROESTRATÉGICO 2021-2027 (mec.pt) PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Gestão e organização da coleção digital. Disponível em: Gestão e organização da coleção digital (mec.pt) PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. (2021). Professor bibliotecário: um profissional em ação. Disponível em: https://www.rbe.mec.pt/np4/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=1109&fileName=PB.pdf PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. (2011). O que queremos para o futuro dasbibliotecas escolares. Disponível em: O que queremos para o futuro das bibliotecas escolares (mec.pt)

Formador

Maria de Fatima de Almeida Pina

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 25-09-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 09-10-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 23-10-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 06-11-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
5 20-11-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
Início: 25-09-2024
Fim: 20-11-2024
Acreditação: FNF-CCPFC/ACC-126274/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: regime e-learning