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Ferramentas digitais - Conceção de recursos educativos para a Matemática e Ciências Experimentais turma T1

Apresentação

No desafio de aproximar a Escola às competências digitais do século XXI e de tornar as aprendizagens mais ativas e interativas, os dispositivos móveis serão uma verdadeira ferramenta em prol da motivação para a aprendizagem e, consequentemente, do sucesso educativo. Dada a diversidade e a gratuitidade das Apps existentes, estas podem contribuir para criar ambientes bastante favoráveis, tornando o aluno mais motivado e responsável pela aquisição e desenvolvimento das suas próprias aprendizagens e competências. O uso de ferramentas digitais na criação de recursos para as aulas não torna apenas o processo de ensino e aprendizagem mais eficaz e envolvente, mas também oferece uma série de benefícios adicionais: acessibilidade, variedade, interatividade, personalização, reutilização, feedback, inovação e criatividade.

Destinatários

Professores dos Grupos 230, 500, 510, 520, 530, 540

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 500, 510, 520, 530, 540. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230, 500, 510, 520, 530, 540.

Objetivos

- dar a conhecer aos docentes as ferramentas digitais que estão disponíveis nas salas de aula, nas mãos dos alunos e que podem contribuir para uma melhor aprendizagem; - motivar os docentes para a sua utilização em contexto de sala de aula; - explorar várias Apps que possam contribuir para a melhoria da aprendizagem; - desenvolver as competências digitais dos docentes; - promover ambientes de aprendizagens mais interativos; - construir recursos digitais.

Conteúdos

- Padlet.com - WordArt.com - Book Creator - Mentimiter - Canva.com - WordWall - learningapps.org - Plikers - Bitly - QRCode (Criar) - AppSorteos - Genially - Timegraphis - Symbaloo

Avaliação

A avaliação será traduzida numa escala de 1 a 10 valores. Participação (30%). Trabalho escrito individual, incluindo evidências da intervenção pedagógica realizada (70%).

Bibliografia

PALFREY, John; GASSER, Urs; tradução de Magda França Lopes. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.MOUSQUER, T.; ROLIM, C.O.; A utilização de dispositivos móveis como ferramenta pedagógica na Educação Infantil. In: II Simpósio de Tecnologia da Informação da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, 2011.Carvalho, A. A. A. (Coord), (2015). Apps para dispositivos móveis: Manual para professores, formadores e bibliotecários.Freire, J. (2019). Educação digital: a prática pedagógica mediada pelas tecnologias digitais. Editora Penso.Moran, J. M. (2019). Sala de aula inovadora. Papirus Editora.

Formador

Aristides José Pereira Rodrigues

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-10-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
2 21-10-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
3 04-11-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
4 11-11-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
5 18-11-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
6 02-12-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
7 06-01-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
8 13-01-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
Início: 14-10-2024
Fim: 13-01-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-124986/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro