Educação Inclusiva- a resposta em sala de aula turma T1
Apresentação
O Decreto-Lei n.º 54/2018, relativo ao regime geral da educação inclusiva, introduz novos desafios às escolas. Se o acesso à escola foi garantido com o alargamento da escolaridade obrigatória, é importante garantir que, para além do acesso, se assegure a participação destes alunos. É crucial existirem momentos de reflexão e partilha, por forma a fazer-se um caminho consistente, promovendo a criação de verdadeiras escolas inclusivas. É importante refletir em torno das práticas, no sentido de se garantir que a resposta dada ao aluno vai ao encontro das suas necessidades, abandonando a resposta dada apenas com base num diagnóstico clínico.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial.
Objetivos
Conhecer o enquadramento legal da educação inclusiva. Reconhecer a abordagem multinível como um modelo de ação de todos e para todos. Reconhecer a importância das Medidas Universais/ Desenho Universal para a Aprendizagem, na gestão da sala de aula. Refletir sobre estratégias educativas que respondam às necessidades dos alunos. Sensibilizar para a necessidade do trabalho colaborativo na construção de uma verdadeira escola inclusiva. Capacitar para a elaboração de diferentes materiais facilitadores de aprendizagem-educação baseada em evidência.
Conteúdos
Módulo I - Os diferentes intervenientes e a sua função no âmbito do Decreto-Lei n.º 54/2018. - A abordagem multinível e o desenho universal para a aprendizagem enquanto guias de apoio à ação das escolas. Módulo II - A importância de avaliar para intervir- estudo de casos. - Construção de materiais de apoio facilitadores de aprendizagem e efetiva participação- importância de redes de apoio. Módulo III - A intervenção em sala de aula face à diversidade existente.
Avaliação
A avaliação dos formandos será formalizada numa escala de 1 a 10 valores. Critérios de avaliação: - Participação (30%) - Trabalho final, incluindo evidências da intervenção pedagógica realizada (70%)
Bibliografia
Fernandes, Domingos. (2011) Articulação da aprendizagem, da avaliação e do ensino: questões teóricas, práticas e metodológicas. Porto Ed.Nunes, Clarisse & Madureira, Isabel. (2015). Desenho universal para a aprendizagem: construindo práticas pedagógicas inclusivas. Da investigação às Práticas. Vol.5, n.2.Pring, Richard & Thomas, Gary. (2007). Educação Baseada em Evidências- A utilização dos achados científicos para a qualificação da prática pedagógica. Artmed Editora.Trindade, Rui & Cosme, Ariana (2010). Todas as aprendizagens são pessoais, mas ninguém aprende sozinho: Gerir a sala de aula como comunidades de aprendizagem. Curitiba: Editora Melo.Trindade, Rui & Cosme, Ariana (2010). Educar e aprender na escola: Questões, desafios e respostas pedagógicas. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
Formador
Paula Cristina Faustino Silva
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 14-10-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 21-10-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 11-11-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 18-11-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 02-12-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 08-01-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 13-01-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Presencial |
8 | 20-01-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Presencial |