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Autocuidados, saúde mental e bem-estar - Prevenção do stress e burnout em docentes turma T1

Apresentação

O mundo moderno trouxe consigo uma série de inovações tecnológicas que ajudam e facilitam a vida ao Homem. A vida está cada vez mais dinâmica e prática e as organizações e os seus colaboradores sofrem diária e diretamente todas as mudanças culturais e sociais. No setor educativo, as novas exigências associadas à profissão de educador, marcadas pela exigência cada vez maior das atividades laborais, absorvem grande parte do seu tempo, restando pouco espaço para estes refletirem sobre sua prática, estabelecerem novas possibilidades, reverem estratégias e dinâmicas. Apresentado pela Agência Europeia de Segurança e Saúde no Trabalho como a segunda causa mais frequente de problema de saúde relacionado com o trabalho, o stress é um dos principais problemas com os quais o setor educativo se debruça. Está fortemente associado ao absentismo ao trabalho, ao aumento dos acidentes, à diminuição da produtividade e à reduzida satisfação no trabalho, promovendo um estilo de vida que aumenta a vulnerabilidade à doença física e mental, com elevados custos económicos. Neste contexto, observa-se uma necessidade crescente de se criarem soluções, nomeadamente preventivas, que permitam a todos os envolvidos, no processo educativo, gerirem o aumento da pressão social sentida no sistema educativo, bem como o stress daí resultante. Pretende-se por isso desenvolver, nos educadores, conhecimentos e competências na gestão do stress, quer a nível pessoal quer profissional, que possam contribuir para um efeito positivo na sua qualidade de vida.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Desenvolver nos participantes competências básicas inerentes a uma abordagem eficaz do stress; - Identificar as principais causas do stress no local de trabalho e as vulnerabilidades surgidas; - Desenvolver formas de resposta mais flexíveis, que contribuam para uma melhor gestão do stress, quer a nível profissional, quer a nível pessoal.

Conteúdos

1. Stress vs ansiedade - O significado biológico do stress - Fases do stress - Tipos de Stress: Eustress e Distress - Sintomas físicos, cognitivos e emocionais de stress - Consequências do distress - Ansiedade traço e ansiedade estado - Causas e fatores primários de stress no trabalho - Diferenças individuais na reação ao stress - O trabalho do professor e as suas exigências 2. Personalidade - Personalidade Tipo A - Autoconceito, autoeficácia e autoestima - Locus de controlo - Stress, Personalidade e Estilos de Vida 3. Burnout - O que é o burnout - Sintomas físicos, psíquicos e comportamentais - Fatores primários e secundários 4. Coping - O que é o coping - Estratégias de prevenção stress e burnout Centradas na resolução do problema Centradas nas emoções Individuais, de grupo e organizacionais 5. Treino de gestão do stress - Técnicas fisiológicas -Técnicas comportamentais - Técnicas cognitivas

Metodologias

Sessões teórico-práticas presenciais. A par da abordagem teórica sobre os conceitos subjacentes, irá ser trabalhada a componente prática através de instrumentos e estratégias simples, que possibilitem o seu uso no dia-a-dia. As atividades serão realizadas individualmente e em grupo.

Avaliação

A avaliação será realizada da seguinte forma: Participação / Trabalhos de Grupo realizados no decorrer das sessões - 30% Teste final - 70% (Teste final de 1 hora, composto por 16 questões de escolha múltipla e 1 de resposta aberta sendo que, para obter aprovação, os formandos necessitam de nota maior ou igual a 10 pontos, numa escala de 0 a 20 pontos).

Bibliografia

Agyapong, B., Brett-MacLean, P., Burback, L., Agyapong, V. I. O., & Wei, Y. (2023). Interventions to reduce stress and burnout among teachers: A scoping review. International Journal of Environmental Research and Public Health, 20(9), 5625.Ansley, B. M., Houchins, D. E., Varjas, K., Roach, A., Patterson, D., & Hendrick, R. (2021). The impact of an online stress intervention on burnout and teacher efficacy. Teaching and Teacher Education, 98, 103251.Farber, B. A. (2000). Treatment strategies for different types of teacher burnout. Journal of Clinical psychology, 56(5), 675-689Hidajat, T. J., Edwards, E. J., Wood, R., & Campbell, M. (2023). Mindfulness-based interventions for stress and burnout in teachers: A systematic review. Teaching and Teacher Education, 134, 104303.Pyhältö, K., Pietarinen, J., Haverinen, K., Tikkanen, L., & Soini, T. (2021). Teacher burnout profiles and proactive strategies. European Journal of Psychology of Education, 36(1), 219-242.

Formador

Paula Biscaia

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 21-10-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 28-10-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 04-11-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 11-11-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
5 18-11-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
6 25-11-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
7 02-12-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
8 09-12-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
Início: 21-10-2024
Fim: 09-12-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-124815/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro

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