165

Geogebra como ferramenta da Educação Visual turma T1

Apresentação

Com este curso de formação pretende-se motivar, capacitar e apoiar os professores de Educação Visual na utilização do GeoGebra como uma ferramenta essencial para promover estratégias de aprendizagem ativa nas suas salas de aula. Este curso visa apoiar a transição para um ambiente digital, fornecendo aos professores recursos educativos e orientações específicas sobre o uso pedagógico do GeoGebra. Além disso, pretende-se promover uma reflexão crítica sobre as potencialidades desta aplicação nos contextos educativos concretos dos participantes, incentivando a inovação e o desenvolvimento de aulas mais dinâmicas e desafiadoras. Será uma oportunidade para os docentes repensarem e readaptarem muitos dos métodos e técnicas utilizadas na sala de aula, integrando o GeoGebra como um recurso digital fundamental. Esta abordagem visa envolver e estimular a utilização das TIC como estratégia e ferramenta cognitiva para a construção do saber, com o objetivo de tornar o aluno um elemento mais ativo na construção do seu próprio conhecimento. Através do GeoGebra, os professores poderão explorar novas formas de ensino e aprendizagem, incentivando a criatividade, a colaboração e o pensamento crítico dos alunos, aproveitando também a eventual familiaridade que estes já possam ter com esta ferramenta, frequentemente utilizada nas aulas de Matemática.

Destinatários

Professores dos Grupos 240, 600

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 240, 600. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 240, 600.

Objetivos

- Capacitar os professores de Educação Visual no uso avançado do GeoGebra para criar recursos visuais dinâmicos e interativos que apoiem a compreensão de conceitos visuais e espaciais. - Promover a integração eficaz do GeoGebra no desenvolvimento das competências visuais e criativas dos alunos. - Fornecer aos professores estratégias e recursos para enriquecer suas aulas, promovendo a expressão visual e a interpretação criativa. - Criar nos professores uma maior confiança e autonomia para o aprofundamento da utilização deste tipo de software em sala de aula. - Aumentar o número de atividades que prevejam a utilização deste tipo de software nas planificações nos diversos níveis e ciclos de escolaridade; - Consciencializar das vantagens e desvantagens da utilização deste tipo de metodologia em sala de aula;

Conteúdos

- Potencialidades do Geogebra no processo de ensino aprendizagem em Educação Visual. - Metodologias de integração do Geogebra e estratégias de utilização e exploração numa perspetiva de reorganização e gestão de sala de aula. - A utilização de software de geometria dinâmica nas aulas de Educação Visual: Porquê e como? APRESENTAÇÃO E EXPLORAÇÃO DO PROGRAMA GEOGEBRA: - Instalação - Descrição geral e instruções básicas - Ferramentas Genéricas - Ferramentas Geométricas - As Vistas UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NO ENSINO DA GEOMETRIA E NA CRIAÇÃO DE ARTE: - Resolução de atividades propostas - Construção de materiais para apoio à lecionação das disciplinas e para utilização em sala de aula - Apresentação dos materiais produzidos - Avaliação da pertinência e funcionalidade dos materiais produzidos e testados.

Metodologias

As sessões serão de carácter predominantemente prático, com alguns momentos expositivos/demonstrativos e consistirão de: - Apresentação de tópicos/conteúdos pelo formador, sempre acompanhada pela realização, por parte dos formandos, de propostas de atividade, com o objetivo de desenvolver destrezas com as funções e ferramentas do software. - Resolução pelos formandos de propostas de atividades práticas, de natureza exploratória/investigativa, no contexto das aprendizagens essenciais de Educação Visual. - Conceptualização e planificação de atividades aplicáveis em sala de aula. - Reflexão em grande grupo sobre a adequação das atividades preparadas para as aulas de Educação Visual.

Avaliação

A avaliação será traduzida numa escala de 1 a 10 valores. Participação (30%). Trabalho escrito individual (70%).

Bibliografia

Construções dinâmicas.; GeoGebra. Disponível em: https://wiki.geogebra.org/ManualTutorial para GeoGebra; - UFF, Universidade Federal Fluminense. Disponível em: https://www.telecom.uff.br/pet/petws/downloads/tutoriais/geogebra/Tutorial_GeoGebra.pdfMinicurso de GeoGebra; UFSM. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/783/2020/02/Apostila_GeoGebra.pdf

Formador

Heitor Francisco Loureiro Girão Surrador

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-10-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 22-10-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 05-11-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 12-11-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
5 19-11-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
6 03-12-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
7 07-01-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
8 14-01-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
Início: 15-10-2024
Fim: 14-01-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-125736/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Agrupamento de Escolas de Gafanha da Nazaré

INSCREVER-ME