166

Potencialidades pedagógicas da Inteligência Artificial (IA) turma T1

Apresentação

Esta Ação de Formação pretende capacitar os participantes com as ferramentas e a compreensão necessárias para integrar de forma eficaz as tecnologias emergentes nas suas práticas pedagógicas/andragógicas de modo a construir cenários e contextos sustentados e significativos. Face a toda esta vertiginosa evolução e para continuarem a responder às necessidades dos utilizadores e a desempenhar o seu papel fundamental no apoio à ciência e cultura, as unidades funcionais que são as escolas, onde se inserem as bibliotecas (escolares, municipais, conventuais, universitárias…) não podem estagnar num mundo em mutação. Através de um modelo de ensino imersivo, o programa desta formação está fortemente orientado para a prática docente, dotando os participantes de conceitos e ferramentas para avaliar oportunidades e riscos neste novo mundo digital, pretendendo igualmente desenvolver competências que ajudarão a quebrar bloqueios, agilizar tarefas burocráticas, estimular a criatividade, aumentar a produtividade, libertar tempo para tarefas pedagógicas, diversificar estratégias e atividades, personalizar ensino.

Destinatários

Educadores de infância, professores dos ensinos básico e secundário e de educação especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de infância, professores dos ensinos básico e secundário e de educação especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de infância, professores dos ensinos básico e secundário e de educação especial.

Objetivos

- Explorar o conceito de IA Generativa, compreendendo as suas implicações e aplicações inovadoras na educação; - Reconhecer as diferentes formas de utilizar a IA Generativa em diferentes contextos educacionais; - Refletir criticamente sobre a aplicabilidade da IA na educação, considerando desafios, oportunidades e implicações éticas; - Testar ferramentas de IA, promovendo uma compreensão prática e competências na utilização eficaz dessas tecnologias; - Capacitar os participantes a desenvolverem estratégias eficazes para a implementação da IA no ambiente educacional, considerando objetivos pedagógicos e resultados desejados; - Orientar os participantes na criação de experiências de aprendizagem inovadoras, integrando tecnologias emergentes de maneira eficiente e alinhada aos objetivos educacionais; - Desenvolver competências de avaliação para medir o impacto da inteligência artificial na aprendizagem e identificar áreas para melhoria contínua; - Estimular a criação e implementação de práticas pedagógicas transformadoras que incorporem a IA na aprendizagem dos alunos.

Conteúdos

Reflexão sobre a Inteligência Artificial (IA) [4h presenciais + 1h assíncrona] - Emergência da Inteligência Artificial (IA) generativa - Perigos e desafios da IA - As vantagens e desvantagens da IA A Era Digital: Desafios e oportunidades na Educação: - História da educação digital - Mudanças de paradigmas educativos e a crescente importância da aprendizagem digital - Tipologias de IA - Sessão assíncrona (1h): Glossário de termos relacionados com a IA Inteligência Artificial: Recursos e aplicações digitais [3h síncronas + 1h assíncrona] - Ferramentas de lA para geração de conteúdo (ex: ChatGPT, Copilot, Gemini, Gamma AI, Leonardo IA) - Pesquisar e organizar recursos pedagógicos para as aulas usando a IA - Introdução ao ChatGPT (criar conta, interface, as várias versões, definir perfil personalizado, organização da informação dentro de ChatGPT, exploração da ferramenta generativa) - Potencialidades e perigos | oportunidades e riscos do ChatGPT ○ Sessão assíncrona (1h): Criar conta na Openai. Editar o “Custom Instructions” (perfil personalizado) da sua conta no ChatGPT. Desenho e implementação da IA: Estratégias e práticas transformadoras [3h presenciais + 1h assíncrona] - Definição de Prompt - Os componentes de um bom prompt - Prompts de Geração de Informação - Diversidade de prompts - Formatação das respostas aos prompts - Sessão assíncrona (1h): Escolher um tipo específico de prompt abordado na sessão presencial. Redigir o prompt integrando as componentes-chave de um bom prompt, incluindo clareza, especificidade, contexto e objetivo. Partilhar o prompt e o(s) link(s) do(s) resultado(s) gerados pela IA. Personalizar as ferramentas de IA generativa para o contexto educativo [2h síncronas +1h assíncrona] - A IA Generativa na sala de aula: exemplos práticos multidisciplinares - Criação de perfis personalizados - Criação de recursos didáticos: guiões e tutoriais - A integração da IA na Educação Especial e Inclusão - Potencialidades da IA na elaboração de apresentações multimédia - Simplificação de tarefas burocráticas com a IA - A utilização da IA na comunicação interna e externa em contexto escolar - Cuidados éticos: utilização da IA de forma responsável - Sessão assíncrona (1h ): Redigir um post para o Facebook da escola que inclua emojis publicitando um evento que tenha decorrido na escola. Usar ferramentas generativas de texto Avaliação e integração da IA (parte 1) [2h síncronas + 2h assíncronas] - A implementação da IA generativa na planificação de aulas - Práticas e estratégias para a promoção de inovação educacional com o recurso à IA - Aprendizagens através de exercícios interativos gerados pela IA - "Diálogo" com livros e autores usando IA - Criação de apresentações usando IA generativa - Criação de imagens usando IA generativa - Plágio e deteção de conteúdo gerado por IA - Sessão assíncrona (2h): Criar um plano de aula 6ª Sessão - Parte 2 - Avaliação e integração da IA (parte 2) [5h presenciais] - Avaliação da integração de IA na educação - perspetivas e desafios.

Metodologias

Modelo: Autoaprendizagem. Aprendizagem baseada em projeto. Aprendizagem pela descoberta e resolução de problemas. Aprender fazendo. Aprendizagem Colaborativa. Aprendizagem Reflexiva. Aprendizagem Invertida, Aprendizagem Baseada em Competências. Ludificação.Tutoria ativa. Atividades: Cada formando irá desenhar, implementar e integrar ferramentas de IA na aprendizagem. Realização de diferentes atividades de aprendizagem. Recursos: Plataforma de LMS (ex. Moodle) - Plataforma de gestão da aprendizagem onde será disponibilizada a ação de formação e apresentados os conteúdos produzidos; Plataforma de teleconferência para as sessões síncronas (ex. Google Meet/Zoom) Recursos Digitais: Ferramentas e tecnologias digitais externas à Plataforma para criação e dinamização de conteúdos e atividades de aprendizagem.

Avaliação

A avaliação será traduzida numa escala de 1 a 10 valores. Participação (30%). Trabalho escrito individual (70%).

Bibliografia

VV., 88 Vozes sobre Inteligência Artificial, Oficina do Livro, 2023VICENTE, Paulo Nuno, Os Algoritmos e nós, Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2023FORD, Martin, O Futuro da Inteligência Artificial, Bertrand Editora, 2022WOLFRAM, Stephen, O Que Faz o ChatGPT e Como Funciona, Casa das Letras, 2023HUNTER, Nathan, The Art of prompt Engineering with ChatGPT, 2023

Observações

Número máximo de formandos por turma: 15

Formador

António Valdemar Alves da Silva

José António Videira Saro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-10-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
2 30-10-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 06-11-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 13-11-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
5 20-11-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
6 27-11-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
7 04-12-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
Início: 23-10-2024
Fim: 04-12-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-126564/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária da Gafanha da Nazaré