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Reinventar a sala de aula no 1CEB ... partindo de uma viagem à ilha periscópio! turma T1

Apresentação

Com a evolução das tecnologias, foram surgindo ferramentas digitais para permitir um ensino mais digital e inovador. Hoje, dominar as competências digitais e navegar com segurança no mundo da Internet são condições cruciais para o ensino. É, também, essencial educar a sociedade para uma cidadania consciente e fomentar uma relação saudável com o mundo digital. É iminente capacitar os docentes de competências no uso de ferramentas digitais para modificar o ambiente e a modalidade de ensino. É pertinente dotar os alunos logo nos primeiros anos de ensino e aprendizagem, do uso de tecnologias para fins didáticos e não só para fins lúdicos. Esta formação será dirigida para docentes do 1.o Ciclo do 1.o até ao 4.o ano e será transversal às diversas áreas do currículo (Português, Matemática, Estudo do Meio, Expressões Artísticas e Físico-Motoras, Inglês, Oferta Complementar e AEC).

Destinatários

Professores dos Grupos 110, 910

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 910. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 910.

Objetivos

Esta formação tem como objetivo capacitar os docentes com um conjunto de conhecimentos e estratégias que lhes permitam desenvolver suas competências digitais. Os objetivos específicos são os seguintes: - Promover o desenvolvimento das competências digitais dos docentes de aordo com as 6 áreas do referencial DigCompEdu; - Capacitar os docentes para a realização de atividades que envolvam tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino; - Habilitar os docentes a fazer uso significativo de ambientes e ferramentas digitais, além de definir estratégias diversificadas, para a sua integração no contexto educativo. - Preparar os docentes para implementar atividades que estimulem a aprendizagem e o desenvolvimento das competências digitais dos alunos; - Promover a utilização do RED a "Ilha periscópio" em contexto educativo.

Conteúdos

- Conceito de Recursos Educativos Digitais; - Critérios de análise de Recursos Educativos Digitais de acordo com as características que devem reunir para a sua utilização junto desta faixa etária; - Metodologias de ensino com tecnologias digitais e condições necessárias para a sua implementação; - Fatores que podem dificultar ou promover o uso das tecnologias no processo de ensino e de aprendizagem de cada comunidade educativa e estratégias para os contornar ou valorizar; - Apresentação e exploração dos conteúdos do Projeto REDs, para professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico; - Estratégias para a construção de planos de aula/guiões e outros materiais para o 1.º ciclo, onde sejam usadas as Tecnologias Digitais e em particular os REDs do projeto; - Exploração de ferramentas digitais em metodologias de aprendizagens ativas; - Tecnologia ( Ferramentas Web 2.0); - Exemplificação do funcionamento da aplicação das várias ferramentas: Produtividade colaborativa ( Plickers, Genially, Canva, Emaze, Nearpod, etc…); Avaliação formativa (Kahoot, Quizziz, Socrative, Google Forms, etc…); Introdução à Ilha Periscópio. - Guião da Ilha Periscópio; - Exploração dos conteúdos e recursos da Ilha Periscópio; - Análise e debate sobre os guiões da Ilha Periscópio.

Avaliação

A avaliação será traduzida numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores. Os critérios de avaliação serão elaborados de acordo com as orientações da entidade formadora, tendo por base os seguintes itens: - Participação (30%); - Trabalho escrito individual (70%).

Bibliografia

Ilha Periscópio. https://redge.dge.mec.pt/ilha/periscopio/homeEuropean Comission. “Plano de Ação Para a Educação Digital 2021-2027: Reconfigurar a Educação E a Formação Para a Era Digital.” Eur-Lex.europa.eu, 2020, eur-lex.europa.eu/legal-content/EN/TXT/?qid=1602778451601&uri=CELEX:52020DC062European Commission. Blended Learning in School Education: Guidelines for the Start of the Academic. Year 2020/21. School Education Gateway, 2020,www.schooleducationgateway.eu/en/pub/resources/publications/blended-learning-guidelines.htmLucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro europeu de competência digital para educadores.http://selfiedigcompedu.web.ua.pt/wp content/uploads/2021/03/Lucas_Moreira_2018_DigCompEdu.pdfMoreira, J. A., & Horta, M. J. (2020). Educação e ambientes híbridos de aprendizagem. Um processo de inovação sustentada. Revista UFG, 20. https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66027

Formador

Luís Miguel Alves Gomes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-10-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 21-10-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 28-10-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 04-11-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
5 11-11-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
6 25-11-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
7 13-01-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
8 20-01-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
Início: 14-10-2024
Fim: 20-01-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-123472/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Escola Secundária da Gafanha da Nazaré