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Formação anti-bullying na era da Inteligência Artificial: estratégias para docentes turma T1

Apresentação

A formação em bullying e cyberbullying na era da Inteligência Artificial (IA) é de suma importância, justificada por diversas razões. Primeiramente, é crucial reconhecer a pertinência dessas questões no contexto educacional. O bullying e o cyberbullying afetam significativamente a saúde mental dos alunos, com a IA adicionando uma camada extra de complexidade a esses problemas. A responsabilidade educacional desempenha um papel fundamental. As escolas e educadores têm a obrigação de criar ambientes seguros e inclusivos. Além de transmitir conhecimento, devem promover o bem-estar emocional e prevenir situações prejudiciais, como o bullying. Capacitar os professores com conhecimentos e competências específicas é essencial para cumprir esta responsabilidade.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e da Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e da Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Capacitar os professores para compreenderem claramente os conceitos de bullying e cyberbullying, identificando as suas características e diferenças em relação a outros comportamentos. - Habilitar os docentes a reconhecerem os sinais e indicadores de bullying e cyberbullying, permitindo-lhes identificar e intervir precocemente em situações de ambos os tipos de agressão. - Partilhar estratégias práticas de prevenção tanto para o bullying tradicional quanto para o cyberbullying, que os professores possam implementar nas suas salas de aula e escolas (e.g. programas anti-bullying e de segurança online e atividades de sensibilização). - Capacitar os docentes a agir eficazmente quando confrontados com situações de bullying e cyberbullying, incluindo o apoio às vítimas, a confrontação dos agressores e o envolvimento dos órgãos de gestão para adequação de medidas disciplinares ou de suporte. - Incentivar os professores a criar um ambiente escolar seguro e inclusivo, onde os alunos se sintam à vontade para relatar casos de bullying e cyberbullying, promovendo uma comunicação aberta e envolvendo a comunidade escolar na sensibilização sobre ambos os problemas.

Conteúdos

Módulo 1: Compreensão de Bullying e Cyberbullying em idade escolar  Definições e conceitos fundamentais do bullying e do cyberbullying  História e evolução da pesquisa sobre bullying  Tipos de bullying: verbal, social, físico, online, entre outros  Diferenças em relação a outros comportamentos, incluindo conflitos normais  Abordagem interdisciplinar da pesquisa em bullying  Impacto a longo prazo do bullying na saúde mental  Perspectivas globais sobre o bullying e o cyberbullying Módulo 2: Identificação de Sinais e Impacto da Inteligência Artificial (IA) nos comportamentos agressivos  Sinais comuns de bullying e cyberbullying  Sinais de envolvimento da IA em casos de cyberbullying  Estudos de casos reais de cyberbullying e IA  Avaliação de riscos e vulnerabilidades online Módulo 3: Prevenção e Estratégias considerando a IA  Estratégias práticas de prevenção para bullying tradicional e online  Desenvolvimento de programas anti-bullying baseados em evidências  Estratégias de segurança online, incluindo a integração de IA  Avaliação de programas de prevenção e monitoramento contínuo  Construção de parcerias com pais e comunidade Módulo 4: Intervenção Adequada com Consciência da IA  Abordagem eficaz em situações de bullying tradicional  Abordagem eficaz em situações de cyberbullying  Protocolos de intervenção sensíveis à IA  Apoio emocional e psicológico às vítimas e agressores  Estratégias para promover a empatia e a cultura de respeito

Avaliação

A avaliação dos formandos será formalizada numa escala de 1 a 10 Critérios de avaliação: - Participação (30%) - Trabalho final, incluindo evidências da intervenção pedagógica realizada (70%)

Bibliografia

Espelage, D. L., & Hong, J. S. (2017). Cyberbullying Prevention and Intervention Efforts: Current Knowledge and Future Directions. Canadian journal of psychiatry. Revue canadienne de psychiatrie, 62(6), 374–380. https://doi.org/10.1177/0706743716684793Milosevic, T., Van Royen, K., & Davis, B. (2022). Artificial Intelligence to Address Cyberbullying, Harassment and Abuse: New Directions in the Midst of Complexity. International journal of bullying prevention: an official publication of the International Bullying Prevention Association, 4(1), 1–5. https://doi.org/10.1007/s42380-022-00117-xEnglander, E., Donnerstein, E., Kowalski, R., Lin, C. A., & Parti, K. (2017). Defining Cyberbullying. Pediatrics, 140(Suppl 2), S148–S151. https://doi.org/10.1542/peds.2016-1758ULeemis, R. W., Espelage, D. L., Basile, K. C., Mercer Kollar, L. M., & Davis, J. P. (2019). Traditional and cyber bullying and sexual harassment: A longitudinal assessment of risk and protective factors. Aggressive behavior, 45(2), 181–192. https://doi.org/10.1002/ab.21808Menesini, E., & Salmivalli, C. (2017). Bullying in schools: the state of knowledge and effective interventions. Psychology, health & medicine, 22(sup1), 240–253. https://doi.org/10.1080/13548506.2017.1279740

Formador

Hugo Alexandre Santos Simões

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-01-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
2 22-01-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
3 11-02-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
4 25-02-2025 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
5 26-03-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
Início: 15-01-2025
Fim: 26-03-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-123318/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 30 h
Local: Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, Ílhavo