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Avaliação digital na plataforma Intuitivo turma T1

Apresentação

Capacitar todos os docentes na avaliação digital para professores, em particular, no uso da plataforma "Intuitivo", plataforma usada pelo Ministério da Educação, focada em melhorar o processo de avaliação nas escolas, usada para as provas de aferição do 1º, 2º e 3º ciclo e futuramente nos exames nacionais. Integrar o digital no ensino permite não só inovação dentro de sala de aula, mas também a aquisição de competências digitais, de acordo com o perfil do aluno à saída do ensino secundário. Assim, após dotar os docentes de competências digitais, importa criar mecanismos e instrumentos eficazes. Neste caso, a plataforma "Intuitivo" deve fazer parte das ferramentas da escola, para permitir um acesso total à imensa diversidade e criatividade de tarefas disponíveis que, caso contrário, com um acesso de utilizador escolar normal, só permite aceder a algumas funcionalidades.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Objetivos

- Fornecer ferramentas para monitorizar o desempenho dos alunos, em tempo real; - Identificar rapidamente áreas que necessitam de intervenção; - Desenvolver estratégias de avaliação dos alunos; - Criar tarefas de avaliação que promovam a qualidade do processo educativo; - Melhorar a comunicação entre professores, alunos e pais,promovendo o trabalho colaborativo; - Facilitar a troca de experiências e boas práticas entre os profissionais da educação; - Permitir a integração com outras ferramentas e plataformas educacionais.

Conteúdos

1. Introdução à Plataforma Visão geral: Apresentação dos objetivos e benefícios da plataforma. História e desenvolvimento: Contextualização sobre como e por que a plataforma foi criada. 2. Navegação Básica Acesso à plataforma: procedimentos de login e segurança. Interface do utilizador: Explicação dos elementos da interface e como navegar pela plataforma. Configurações de perfil: Como personalizar e configurar perfis de utilizador. 3. Funcionalidades para professores Planificação de atividades de avaliação. Recursos educacionais: Como ter acesso e utilizar materiais didáticos digitais. Acompanhamento de desempenho: Métodos para monitorizar e avaliar o progresso dos alunos. Comunicação: Utilização de ferramentas de comunicação com alunos e pares. 4. Funcionalidades para Gestores Gestão escolar: Automatização de processos administrativos e gestão de recursos. Relatórios e estatísticas: Geração e análise de relatórios sobre desempenho escolar e outros indicadores. Planejamento e políticas: Uso de dados para a tomada de decisões e formulação de políticas educacionais. 5. Funcionalidades para alunos Acesso a conteúdos: Navegação e utilização de materiais educativos. Tarefas e avaliações: Como visualizar e enviar tarefas, além de acompanhar avaliações. Feedback: Utilização de ferramentas para receber e dar feedback. 6. Recursos de inclusão e acessibilidade Ferramentas de acessibilidade.

Avaliação

A avaliação será traduzida numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores. Os critérios de avaliação serão elaborados de acordo com as orientações da entidade formadora, tendo por base os seguintes itens: - Participação (30%); - Trabalho escrito individual incluindo evidências da intervenção pedagógica realizada (70%).

Bibliografia

Intuitivo, 2022. Tutoriais.Disponível em: https://intuitivo.pt/suporte/tutoriais. Consultado em: [09/07/2024]Nunes, Carlos. 2023.O que é a plataforma Intuitivo? Disponível em: https://www.apensarem.net/2023/02/13/o-que-e-a-plataforma-intuitivo/. Consultado em: [09/07/2024]Nunes, Carlos. 2023.Criar exercícios. Disponível em: https://www.apensarem.net/2023/03/09/tutorial-intuitivo-parte-2-criar-exercicios/. Consultado em: [09/07/2024]

Formador

Paula Maria Silva Porto

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-11-2024 (Quarta-feira) 16:45 - 19:45 3:00 Presencial
2 13-11-2024 (Quarta-feira) 16:45 - 19:45 3:00 Presencial
3 20-11-2024 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
4 04-12-2024 (Quarta-feira) 16:45 - 19:45 3:00 Presencial
5 08-01-2025 (Quarta-feira) 16:45 - 19:45 3:00 Presencial
6 12-02-2025 (Quarta-feira) 16:45 - 19:45 3:00 Presencial
7 19-02-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
8 26-02-2025 (Quarta-feira) 16:45 - 20:15 3:30 Presencial
Início: 06-11-2024
Fim: 26-02-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-128541/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Escola Secundária da Gafanha da Nazaré