O uso de metodologias ativas e digitais no processo de ensino-aprendizagem turma T1
Apresentação
As metodologias ativas de aprendizagem são um conjunto de abordagens didáticas que incentivam a participação ativa dos estudantes na construção de seus conhecimentos. Um dos facilitadores da exploração de novas metodologias de ensino é a tecnologia. Os computadores, entre outros dispositivos, passam a ser ferramentas necessárias em sala de aula e servem como facilitadoras do acesso à informação. Para que se alcancem os benefícios das metodologias ativas, é importante que docentes e discentes estejam conscientes dos seus papéis. Afinal, serão eles os principais atores dessas metodologias. O professor continua a ser fundamental no processo de ensino-aprendizagem. A diferença está na sua atuação, já que ele deixa de ser o único detentor do conhecimento para se tornar um organizador e orientador. A formação em novas tecnologias permite-lhe avaliar a sua conceção pedagógica e verificar se as suas opções metodológicas são as que permitem uma aprendizagem significativa.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.
Objetivos
- Compreender, à luz do enquadramento legal, a pertinência do desenvolvimento de práticas pedagógicas apoiadas em processos de aprendizagem ativa; - Capacitar os professores para implementar atividades que coloquem os alunos no centro do processo de aprendizagem, incentivando-os a construir conhecimento de forma ativa; - Incentivar os professores a explorarem novas abordagens pedagógicas e tecnológicas; - Capacitar os professores a promoverem a reflexão crítica entre os alunos, ajudando-os a desenvolverem uma compreensão mais profunda de seus próprios processos de aprendizagem e estratégias de estudo; - Fomentar a inclusão e diversidade contribuindo para que os professores adotem práticas pedagógicas inclusivas que atendam às necessidades individuais e diversidade dos alunos, garantindo que todos tenham oportunidades iguais de aprendizagem e participação; - Desenvolver uma avaliação pedagógica diversificando métodos e instrumentos e envolvendo os alunos no processo.
Conteúdos
- Enquadramento legal (Dec. Lei nº 55/2018): desafios e potencialidades a nível pedagógico e curricular; - Aprendizagens Essenciais e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; - Abordagens pedagógicas diferenciadas /desafios e potencialidades: Aprendizagem baseada em problemas Aprendizagem baseada em projetos Sala de aula invertida Gamificação Ensino híbrido Estudo de caso Aprendizagem cooperativa - Tecnologias e recursos digitais na aprendizagem baseada em metodologias ativas; - Métodos e técnicas de e para a avaliação de atividades de aprendizagem ativa.
Avaliação
A avaliação dos formandos será formalizada numa escala de 1 a 10 Critérios de avaliação: - Participação (30%) - Trabalho final, incluindo evidências da intervenção pedagógica realizada (70%)
Bibliografia
MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, Ofélia Elisa Torres. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: UEPG, 2015. (Coleção Mídias Contemporâneas.)GEMIGNANI, Elizabeth Yu Me Yut. Formação de professores e metodologias ativas de ensino-aprendizagem: ensinar para a compreensão. Revista Fronteira da Educação [online], Recife, v. 1, n° 2, 2012.COSTA, Alex et al. Aplicação de sala invertida e elementos de gamificação para melhoria do ensino-aprendizagem em programação orientada a objetos. Nuevas Ideas en Informática Educativa, Santiago, v. 13, 2017.Martins, Guilherme dOliveira (coord.) (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da EducaçãoCosme, A. (2018). Autonomia e Flexibilidade Curricular. Propostas e estratégias de ação. Porto: Porto editora.
Formador
Paula Gracinda Arnaud Monteiro Dias
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 14-01-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 16-01-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 21-01-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 11-02-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 13-02-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 25-02-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 18-03-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Presencial |
8 | 20-03-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Presencial |