174

Explorando o potencial da Inteligência Artificial na Educação: estratégias para melhorar o processo de aprendizagem turma T1

Apresentação

A inteligência artificial está a transformar a sociedade de forma rápida e profunda. É importante que os professores estejam cientes destas mudanças e das suas implicações para a educação e, para isso, precisam de ter uma compreensão básica dos conceitos de inteligência artificial para poderem entender as suas aplicações na educação. Além da compreensão teórica, também precisam de desenvolver competências práticas em inteligência artificial para poderem utilizar estas tecnologias em sala de aula. A formação pode proporcionar uma oportunidade para os professores colaborarem entre si e partilharem as suas experiências e conhecimentos sobre a utilização da inteligência artificial na educação. A formação pode ajudar os professores a desenvolver as suas competências digitais, o que é essencial para a utilização eficaz da inteligência artificial na educação.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.

Objetivos

- Sensibilizar os professores para a importância da inteligência artificial na sociedade atual. - Apresentar os conceitos básicos de inteligência artificial. - Debater os desafios, oportunidades e preocupações que o uso da IA na Educação implica. - Desenvolver competências práticas em inteligência artificial. - Promover a colaboração entre professores. - Aumentar a literacia digital dos professores.

Conteúdos

1. Introdução 1.1. Introdução à IA 1.2 História da IA 1.3. Aplicações da IA na sociedade atual 2. Conceitos básicos de inteligência artificial 2.1. Tipos de IA 2.2. Técnicas de IA 3. IA na educação 3.1. Vantagens e desvantagens da utilização da IA na educação 3.2. Aplicações da IA no ensino básico e secundário 3.3. Inteligência artificial generativa: 3.3.1. Criar um modelo de inteligência artificial generativa para gerar texto, imagens ou música. 3.3.2. Utilizar um modelo de inteligência artificial generativa para: a) agilizar tarefas administrativas b) criar planos de aula c) criar atividades de aprendizagem personalizadas d) construir instrumentos de avaliação e) para aprender (Tutor IA) f) para (re)criar 4. Recursos atuais de IA: 4.1. Chat-GPT 4.2. Google Bard 4.3. Microsoft Bing Chat 4.4. Microsoft Copilot 4.5. Realidade Virtual e Realidade Aumentada 4.6. Criação de imagens (DALL-E, Midjourney, Microsoft Designer, etc.) 4.7. Criação de vídeo (CapCut, Moonvalley.ai, Canva, etc.) 4.8. Criação de apresentações (Gamma.ai, beautiful.ai, etc. 5. Ética da IA 5.1. Os desafios éticos da IA: 5.1.1. preconceito 5.1.2. privacidade 5.1.3. acessibilidade 5.1.4. responsabilidade e transparência. 5.2. A questão do plágio: 5.2.1. Medidas preventivas: a) educar os alunos sobre plágio. b) ensinar aos alunos a citar fontes. c) utilizar ferramentas de deteção de plágio. d) estabelecer e aplicar políticas de plágio.

Metodologias

As metodologias serão variadas e adaptadas aos objetivos da formação, sendo escolhidas de forma a promover a aprendizagem ativa e a reflexão crítica: - Exposição - o formador apresenta os conceitos básicos de inteligência artificial - Discussão - os professores discutem os conceitos apresentados, partilhando as suas experiências e conhecimentos. - Aplicação - os professores realizam exercícios, individualmente ou em grupo, para desenvolver as suas competências. - Projetos - os professores desenvolvem projetos para aplicar os seus conhecimentos e competências. Desenvolver-se-á em sessões presenciais conjuntas (16 horas) e sessões online síncronas (9 horas).

Avaliação

A avaliação será traduzida numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores. Os critérios de avaliação serão elaborados de acordo com as orientações da entidade formadora, tendo por base os seguintes itens: Participação nas sessões (30%); Trabalho escrito, individual (70%).

Bibliografia

Comissão Europeia, Direção-Geral das Redes de Comunicação, Conteúdos e Tecnologias, Orientações éticas para uma IA de confiança, Serviço das Publicações, 2019, https://data.europa.eu/doi/10.2759/2686Comissão Europeia, Direção-Geral da Educação, da Juventude, do Desporto e da Cultura, Orientações éticas para educadores sobre a utilização de inteligência artificial (IA) e de dados no ensino e na aprendizagem, Serviço das Publicações da União Europeia, 2022, https://data.europa.eu/doi/10.2766/07Guia de uso do ChatGPT-3.5 | Guia prático para o trabalho docente (em espanhol) https://jfborges.wordpress.com/ 2023/11/15/guia-de-uso-do-chatgpt-3-5-guia-pratico-para-o-trabalho-docente/?fbclid=IwAR1o1yBJ_ss71I_1PneD9v4tBYcSREhO_uPhL6fUAA_LiZUL6Bi0bSBnEMMartin Ford, “O Futuro da Inteligência Artificial”, Bertrand, 20Stephen Wolfram, “O que faz o ChatGPT e como funciona”, Casa das Letras, 2023

Observações

Número máximo de formandos por turma: 15

Formador

António Paulo dos Santos Martins

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-11-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
2 05-11-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 07-11-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 12-11-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
5 19-11-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
6 26-11-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
7 03-12-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
8 10-12-2024 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
Início: 29-10-2024
Fim: 10-12-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-124615/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária da Gafanha da Nazaré