A inclusão em contexto escolar - Políticas educativas, estilos motivacionais e monitorização turma T1
Apresentação
A inclusão em contexto escolar é a prioridade das políticas e reformas educativas internacionalmente. A inclusão encontra a sua origem na Declaração Universal dos Direitos Humanos (United Nations, 1948) e na Declaração Mundial sobre a Educação para Todos (UNESCO, 1990), tendo como pilar o direito de todas as crianças e jovens à equidade educativa. A educação inclusiva implica a resposta da escola à diversidade de características e necessidades dos alunos, garantindo-lhes a plena participação na vida escolar e o sucesso nas aprendizagens (UNESCO, 2009). Em Portugal, o Decreto-Lei nº54/2018 é um marco na política atual de educação, sendo o conceito de educação inclusiva apresentado como a fonte da promoção do sucesso educativo e igualdade de oportunidades para todos os alunos. Educação inclusiva pressupõe a participação de todos nas atividades escolares, sentido de pertença à comunidade escolar e condições favoráveis do ambiente escolar (Martins et al., 2017). Neste contexto pretende-se a promoção e reflexão, com os professores, sobre questões como: como define educação inclusiva? Como as vozes das crianças, dos alunos e das famílias são respeitadas e consideradas? Como se monitoriza a educação inclusiva?
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.
Objetivos
-Refletir sobre os documentos legislativos (DL n.º 54/2018 e 55/2018, PASEO, Aprendizagens Essenciais), reconhecendo implicações para a concretização de práticas pedagógicas mais inclusivas; -Relacionar a Teoria da Autodeterminação (Deci e Ryan, 2000) com o Desenho Universal das Aprendizagens; -Reconhecer a Educação Relacional como chave para a educação inclusiva; -Identificar os estilos motivacionais dos docentes e a sua relação com a Educação Inclusiva; -Conhecer o sistema de Monitorização da Implementação do Regime Jurídico da Educação Inclusiva – Um guia para as Escolas; -Construir um sistema de monitorização da Educação Inclusiva para o grupo turma; -Fortalecer competências de trabalho colaborativo, reflexivo e de resolução de problemas entre todos os intervenientes da comunidade educativa.
Conteúdos
Aprendizagem ativa: trabalho dos conteúdos através de word café, debates e trabalhos de grupo; Aprendizagem baseada em projeto/ resolução de problemas: trabalho dos conteúdos capacitando para a contrução de desenho de projeto com vista à resolução de problemas. Construção de guião para aplicar em focus group numa turma; Realização de focus group Transição do focus group Construção de grelha de análise para análise de conteúdo do focus group.
Metodologias
Pretende-se que o trabalho autónomo seja realizado em contexto real de aprendizagem com o desenvolvimento e a aplicação dos recursos educativos, numa lógica de investigação-ação. Neste âmbito, os formandos desenvolverão trabalho colaborativo e cooperativo, com o devido enquadramento teórico. Procederão à implementação dos recursos educativos em contexto real de aprendizagem, assim como à reflexão crítica sobre os resultados obtidos e sobre as mudanças que deverão ser adotadas.
Avaliação
A avaliação será traduzida numa escala de 1 a 10 valores. Participação (30%). Trabalho escrito individual, incluindo evidências da intervenção pedagógica realizada (70%).
Bibliografia
Menendez, P. (2024). Educar para la vida. Laranjeira, M., & Teixeira, M. (2024). Estilos motivacionais dos professores como práticas inclusivas. Indagatio Didactica, 16(1), 23-38. https://doi.org/10.34624/id.v16i1.35923 Forns,J. & Cisneres, A. (2023). Educação Relacional: dez chaves para uma pedagogia do reconhecimento Sistema de Monitorização da Implementação do Regime Jurídico da Educação Inclusiva – Um guia para as Escolas (2023). ME/DGE Reimaginar um novo contrato nossos futuros social para juntos a educação (2022). UNESCO
Formador
Rosália Maria da Rocha Coelho
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 29-10-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 04-11-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 05-11-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 11-11-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 18-11-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 02-12-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 06-01-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Presencial |
8 | 13-01-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Presencial |