Potenciar a inovação em 5C’s - (Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico e Criativo e Cidadania) turma T1
Apresentação
O Decreto-Lei n.º 55/2018, Autonomia e Flexibilidade Curricular permitiu a reorganização da matriz curricular efetuada no AEOB no âmbito do seu plano de inovação. Assim, os professores são chamados a terem um papel mais interventivo na gestão do currículo para o desenvolvimento das aprendizagens essenciais em articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. A formação de professores, aliando a investigação educacional com as necessidades, interesses e práticas educativas destes profissionais, é uma condição essencial para promover a inovação na escola, sustentado as práticas colaborativas na conceptualização de um ensino contextualizado, ativo e interdisciplinar. A abordagem CTEA(H)M permite a interdisciplinaridade entre áreas como Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte (Humanidades) e Matemática. Nesta abordagem os alunos têm um papel ativo na resolução de problemas e/ou na construção de projetos, intencionalmente contextualizados na vida real, para a mobilização de competências e aquisição de aprendizagens. As competências exigidas, tanto aos docentes quanto aos alunos, estão ligadas ao 4C’s - o pensamento crítico e criativo na formulação do problema e na construção de soluções, a colaboração na pesquisa, análise e na organização da informação com a sua partilha / comunicação. Neste processo o domínio das ferramentas digitais é essencial. Esta oficina de formação procura responder a este desafio contribuindo para a operacionalização de práticas inovadoras em projetos interdisciplinares CTEAM, visando a melhoria das aprendizagens e a avaliação pedagógica dos alunos aproveitando o conhecimento adquirido pelo(a)s formadore(a)s nos cursos frequentados em ERASMUS +: “Digital Tools for Collaboration, Communication, Creativity and Critical Thinking (4Cs).” e “From STEM to STEAM Education: a New Learning Approach”.
Destinatários
Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;.
Objetivos
- Desenvolver conhecimento sobre o enquadramento teórico e metodológico de operacionalização da educação CTEAM, no quadro de flexibilização curricular; - Operacionalizar a implementação pedagógica das oficinas do plano de inovação do AEOB; - Capacitar os docentes para utilizar / criar recursos digitais de forma eficaz nas suas práticas pedagógicas fomentando o pensamento crítico e criativo, a colaboração e a comunicação (4C’s) entre os intervenientes; - Promover a avaliação pedagógica como parte integrante do processo de ensino para as aprendizagens; - Conceber interdisciplinarmente e com intencionalidade pedagógica a planificação de um projeto enquadrado nos 5C’s; - Implementar, avaliar e reformular o planeamento da atividade; - Sustentar e ampliar a planificação promovendo a comunicação e a partilha de práticas.
Conteúdos
1 - Educação CTEAM - opções teóricas e metodológicas. - Abordagem de metodologias e estratégias de projetos CTEAM, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis, interdisciplinares e centrados no aluno; - Exploração e análise de alguns cenários CTEAM em contexto de sala de aula. 2 - Ferramentas digitais para colaboração, comunicação, criatividade e pensamento crítico (4Cs), tais como: Brainstorming (Ex: Mentimeter); Mural Digital (Ex:Padlet); Livros Digitais; Vídeos trabalhados com fins educativos (Ex: Edpuzzle); Gamificação; Quizz; Goose Chase; Análise digital de vídeo (Ex: FizzQ; Tracker); Programação: Arduino (básico - LED, LDR); Pesquisa e criação com IA (Ex: ChatGPT); Avaliação - Rúbricas na plataforma Classroom; Quizz; Intuitivo. 3 – Desenho colaborativo de projetos CTEAM - Planeamento, implementação, reflexão e revisão de projetos CTEAM, promovendo a articulação curricular entre pelo menos duas área de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Matemática e uma de Artes (Humanidades)
Metodologias
- Enquadramento das abordagens e várias ferramentas apresentadas; - Elaboração de materiais pedagógico-didáticos, com vista a implementação em contexto de sala de aula; - Realização e apresentação dos trabalhos, discussão/reflexão sobre a natureza de cada trabalho e a sua contextualização e identificação de aspetos a melhorar.
Avaliação
Pretende-se que o trabalho autónomo seja realizado em contexto real de aprendizagem com o desenvolvimento e a aplicação dos recursos educativos, numa lógica de investigação-ação. Neste âmbito, os formandos irão desenvolver trabalho colaborativo e cooperativo, com o devido enquadramento teórico. Procederão à implementação dos recursos educativos em contexto real de aprendizagem, assim como à reflexão crítica sobre os resultados obtidos e sobre as mudanças que deverão ser adotadas.
Modelo
A avaliação será traduzida numa escala de 1 a 10 valores: - Participação (30%); - Trabalho escrito individual, incluindo evidências da intervenção pedagógica realizada (70%).
Bibliografia
Quigley, Cassie F., Herro, D., & Jamil, F. M. (2017). Developing a Conceptual Model of STEAM Teaching Practices. School Science and Mathematics, 117(1–2), 1–12. https://doi.org/10.1111/SSM.12201 Bacich, L., & Holanda, L. (2020). STEAM em sala de aula: a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na educação básica. Penso Editora
Formador
Fátima Cristina Batista Pires
Joaquim Luís Pereira de Almeida
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-11-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |
2 | 14-11-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |
3 | 21-11-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |
4 | 28-11-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |
5 | 05-12-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |
6 | 12-12-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |
7 | 19-12-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Presencial |