Potenciar a inovação em 5C’s - (Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico e Criativo e Cidadania) turma T2
Apresentação
O Decreto-Lei n.º 55/2018, Autonomia e Flexibilidade Curricular permitiu a reorganização da matriz curricular efetuada no AEOB no âmbito do seu plano de inovação. Assim, os professores são chamados a terem um papel mais interventivo na gestão do currículo para o desenvolvimento das aprendizagens essenciais em articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. A formação de professores, aliando a investigação educacional com as necessidades, interesses e práticas educativas destes profissionais, é uma condição essencial para promover a inovação na escola, sustentando as práticas colaborativas na conceptualização de um ensino contextualizado, ativo, interdisciplinar e integrando a Cidadania e Desenvolvimento de forma agregadora, contribuindo para a formação de pessoas responsáveis, autónomas e solidárias. A abordagem por projetos permite a interdisciplinaridade entre diversas áreas do conhecimento. Nesta abordagem os alunos têm um papel ativo na resolução de problemas e/ou na construção de projetos, intencionalmente contextualizados na vida real, para a mobilização de competências e aquisição de aprendizagens. As competências exigidas, tanto aos docentes quanto aos alunos, estão ligadas ao 5C’s - o pensamento crítico e criativo na formulação do problema e na construção de soluções, a colaboração na pesquisa, análise e na organização da informação com a sua partilha / comunicação. Neste processo o domínio das ferramentas digitais é essencial.
Destinatários
Professores do 2º Ciclo e 3º Ciclo do ensino básico
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º Ciclo e 3º Ciclo do ensino básico. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores do 2º Ciclo e 3º Ciclo do ensino básico.
Objetivos
- Desenvolver conhecimento sobre o enquadramento teórico e metodológico de operacionalização da educação multidisciplinar, no quadro de flexibilização curricular e dando enfoque às competências previstas na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento; - Operacionalizar a implementação pedagógica das oficinas do plano de inovação do AEOB; - Capacitar os docentes para utilizar / criar recursos digitais de forma eficaz nas suas práticas pedagógicas fomentando o pensamento crítico e criativo, a colaboração e a comunicação (4C’s) entre os intervenientes; - Promover a avaliação pedagógica como parte integrante do processo de ensino para as aprendizagens; - Conceber interdisciplinarmente e com intencionalidade pedagógica a planificação de um projeto enquadrado nos 4C’s; - Implementar, avaliar e reformular o planeamento da atividade; - Sustentar e ampliar a planificação promovendo a comunicação e a partilha de práticas.
Conteúdos
1 - Educação Multidisciplinar - opções teóricas e metodológicas. - Abordagem de metodologias e estratégias de projetos multidisciplinares que integram a Cidadania e Desenvolimento, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis, e centrados no aluno; - Exploração e análise de alguns cenários inovadores em contexto de sala de aula. 2 - Ferramentas digitais para colaboração, comunicação, criatividade e pensamento crítico (4Cs), tais como: Brainstorming (Ex: Mentimeter); Mural Digital (Ex:Padlet); Livros Digitais; Vídeos trabalhados com fins educativos (Ex: Edpuzzle); Gamificação; Quizz; Goose Chase; Análise digital de vídeo (Ex: FizzQ; Tracker); Programação: Arduino (básico - LED, LDR); Pesquisa e criação com IA (Ex: ChatGPT); Avaliação - Rúbricas na plataforma Classroom; Quizz; Intuitivo. 3 – Desenho colaborativo de projetos multidisciplinares - Planeamento, implementação, reflexão e revisão de projetos, promovendo a articulação curricular entre diversas áreas disciplinares.
Metodologias
- Enquadramento das abordagens e várias ferramentas apresentadas; - Elaboração de materiais pedagógico-didáticos, com vista a implementação em contexto de sala de aula; - Realização e apresentação dos trabalhos, discussão/reflexão sobre a natureza de cada trabalho e a sua contextualização e identificação de aspetos a melhorar.
Avaliação
Pretende-se que o trabalho autónomo seja realizado em contexto real de aprendizagem com o desenvolvimento e a aplicação dos recursos educativos, numa lógica de investigação-ação. Neste âmbito, os formandos irão desenvolver trabalho colaborativo e cooperativo, com o devido enquadramento teórico. Procederão à implementação dos recursos educativos em contexto real de aprendizagem, assim como à reflexão crítica sobre os resultados obtidos e sobre as mudanças que deverão ser adotadas.
Modelo
A avaliação será traduzida numa escala de 1 a 10 valores: - Participação (30%); - Trabalho escrito individual, incluindo evidências da intervenção pedagógica realizada (70%).
Bibliografia
Quigley, Cassie F., Herro, D., & Jamil, F. M. (2017). Developing a Conceptual Model of STEAM Teaching Practices. School Science and Mathematics, 117(1–2), 1–12. https://doi.org/10.1111/SSM.12201 Bacich, L., & Holanda, L. (2020). STEAM em sala de aula: a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na educação básica. Penso Editora. Tenreiro-Vieira, C. & Vieira, R. (2000). Promover o Pensamento Crítico dos Alunos. Propostas Concretas para a Sala de Aula. Porto: Porto Editora AFONSO, Maria Rosa. Construir e viver a cidadania em contexto escolar. 1. ed. Lisboa: Plátano, 2005. 117 p. (Aula prática). Bibliografia, p. 117. ISBN 972-770-415. Formosinho, J., & Machado, J. (2009). Equipas educativas: Para uma nova organização da escola. Porto: Porto Editora.
Formador
Carla Maria de Almeida Matos e Frias
Maria de Fátima Tavares de Castro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 21-01-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 04-02-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 11-02-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 18-02-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 25-02-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 11-03-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 18-03-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 13-05-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Presencial |