180

Comunidade de Prática de Professores do 1º Ciclo - Abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes/Humanidades e Matemática) turma T1

Apresentação

Na busca do desenvolvimento de novas competências, e na preparação de indivíduos adaptados a uma sociedade em mudança, a Escola do presente deverá formar indivíduos qualificados em diversas áreas nomeadamente ao nível das áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática numa abordagem cada vez mais holística e de articulação curricular. Para tal, é necessário ter professores competentes e proficientes para que, de forma intencional e pedagogicamente adequada, consigam integrar a abordagem STEM, contemplando, ainda, a sua articulação com outras áreas, no que se designa por STEAM (Quigley et al., 2017; Yakman, 2012). Segundo os mesmos autores, o que distingue as duas abordagens é a inclusão intencional das artes na abordagem STEAM. Esta metodologia visa incentivar os alunos a participarem numa aprendizagem mais dinâmica e livre, permitindo trabalhar diferentes conteúdos, de diferentes áreas, simultaneamente, possibilitando que os mesmos adquiram novos conceitos de forma autónoma, construtiva e reflexiva, promovendo o desenvolvimento de competências essenciais, como comunicação, criatividade, colaboração e pensamento crítico. De acordo com Daugherty et al. (2014) esta abordagem integradora deve iniciar-se nos primeiros anos de escolaridade, o que vai ao encontro da articulação preconizada para o 1.º ciclo do ensino básico em Portugal.

Destinatários

Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Objetivos

● Dar continuidade à comunidade de prática de professores do 1º ciclo, de escolas do espectro de ação dos três CCTIC e 3 Centros de Formação, com diferentes experiências e com foco nas questões da integração curricular das Tecnol. Digitais; ● Planear, desenvolver e avaliar recursos e ferramentas digitais que integrem estratégias pedagógicas inovadoras, o pensamento computacional e a robótica; ● Planear, implementar e avaliar atividades/projetos interdisciplinares nas áreas STEAM, que promovam o envolvimento, o pensamento crítico, a criatividade, a colaboração e a resolução de problemas do mundo real; ● Refletir sobre as potencialidades das tecnol. emergentes nas aprendizagens do 1º ciclo e implementação em contexto; ● Partilhar e discutir criticamente a implementação de atividades e/ou projetos desenvolvidos em sala de aula; ● Divulgar o trabalho realizado; ● Partilhar reflexões e trabalhos realizados em Encontros de Professores; ● Alargar a comunidade a outros professores.

Conteúdos

1.º Módulo - Comunidades de prática (2 horas) ● Apresentação da Oficina de Formação; ● Apresentação dos membros da comunidade e partilha de experiências profissionais e reflexões sobre utilização das Tecnologias Digitais (DT), em contexto de sala de aula; ● Reflexão em torno do conceito de Comunidades de Prática e organização da mesma (o que se pretende, como poderá funcionar, objetivos a curto e longo prazo). 2.º Módulo - Gestão flexível do currículo e Interdisciplinaridade (4 horas) ● Abordagem aos conceitos de gestão flexível do currículo e interdisciplinaridade; ● Apresentação de projetos baseados nos conceitos apresentados; ● Planeamento de unidades didáticas e construção de recursos para o 1.º ciclo, de acordo com a reflexão realizada sobre a autonomia, flexibilidade curricular e interdisciplinaridade, onde as TD assumam um papel relevante como área de integração curricular transversal; ● Implementação das atividades criadas; ● Reflexão sobre a implementação das atividades em sala de aula (o que correu bem e o que pode ser melhorado) e reformulação dos planos e dos materiais criados; ● Partilha de projetos comuns realizados nas várias turmas atribuídas aos professores pertencentes à comunidade de prática. 3.º Módulo - Abordagem STEAM (8 horas) ● Abordagem ao conceito de STEAM; ● Apresentação de projetos baseados no conceito apresentado; ● Planeamento de unidades didáticas e construção de recursos para o 1.º ciclo, de acordo com a reflexão realizada sobre a abordagem STEAM, onde as TD assumam um papel relevante como área de integração curricular transversal; ● Implementação das atividades criadas; ● Reflexão sobre a implementação das atividades em sala de aula (o que correu bem e o que pode ser melhorado) e reformulação dos planos e dos materiais criados; ● Partilha de projetos comuns realizados nas várias turmas atribuídas aos professores pertencentes à comunidade de prática. 4.º Módulo - Recursos Educativos Digitais (8 horas) ● Abordagem ao conceito de Recursos Educativos Digitais (RED e REDA); ● Apresentação de repositórios e plataformas existentes baseados no conceito de STEAM; ● Seleção, avaliação e organização de recursos educativos digitais para atividades de desenvolvimento curricular; ● Elaboração de unidades didáticas e recursos para o 1.º ciclo, de acordo com a reflexão realizada sobre os RED, onde as TD assumam um papel relevante como área de integração curricular transversal; ● Implementação das atividades criadas; ● Reflexão sobre a implementação das atividades em sala de aula (o que correu bem e o que pode ser melhorado) e reformulação dos planos e dos materiais criados; ● Partilha de projetos comuns realizados nas várias turmas atribuídas aos professores pertencentes à comunidade de prática. 5.º Módulo - Avaliação (3 horas) ● Espaço de balanço e reflexão

Avaliação

Critérios de avaliação baseados no desempenho dos formandos nas sessões presenciais e no trabalho autónomo, a saber: - Participação nas sessões presenciais (participação regular, pertinente e construtiva em todas as tarefas, revelando empenho no processo formativo e na integração no grupo/turma). - Trabalho realizado (reflexibilidade, rigor, adequação, coerência e reflexão crítica e pertinente). - Reflexão crítica individual sobre o modo como a oficina pode contribuir para melhorar as aprendizagens dos alunos e para o desenvolvimento profissional e pessoal do professor formando. Aprovação: Número mínimo de horas presenciais previstas na legislação em vigor (correspondente a 2/3 das presenças). Os formandos serão avaliados quantitativamente numa escala de 1 a 10 valores.

Bibliografia

Daugherty, M. K., Carter, V. and Swagerty, L. (2014). Elementary STEM education: The future for technology and engineering education? The Journal of STEM Teacher Education, vol. 49, n. 1, pp. 45– 56.Dejarnette, N. K. (2012). America’s children: Providing early exposure to STEM (science, technology, engineering, and math) initiatives. Education, vol. 133, n. 1, pp. 77–84.Loureiro, A., Vaz, C., Rodrigues, M.R., Antunes, P., & Loureiro, M. J. (2009). Factores Críticos de Sucesso em Comunidades de prática de Professores Online. In P. Dias & A. Osório (Eds.), Actas da VI Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2009 (pp. 1069-1084).Miranda-Pinto, M., Osório, A.J. (2009). Liderança em Comunidades de Prática Online – Estratégias e Dinâmicas na @rcaComum. Revista ANALES da Universidad Metropolitana de Caracas, 2009. Vol. 9, Nº 1, (pp. 47-65). http://ares.unimet.edu.ve/academic/revista/anales9.1/documentos/pag-47.pdf.Quigley, C. F., Herro, D. and Jamil, F. M. (2017). Developing a conceptual model of STEAM teaching practices. School Science and Mathematics, vol. 117, n. 1–2, pp. 1–12. https://doi.org/10.1111/ssm.12201

Formador

Maria Manuel de Oliveira Santos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-10-2024 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
2 05-11-2024 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
3 26-11-2024 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
4 03-12-2024 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online assíncrona
5 08-02-2025 (Sábado) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
6 08-02-2025 (Sábado) 13:00 - 16:00 3:00 Presencial
7 25-03-2025 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
8 10-05-2025 (Sábado) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
9 10-05-2025 (Sábado) 13:00 - 16:00 3:00 Presencial
10 03-06-2025 (Terça-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
Início: 22-10-2024
Fim: 03-06-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-130387/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: Escola Secundária da Gafanha da Nazaré