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DigitALL - Ferramentas digitais turma T1

Apresentação

O Projeto Digitall enquanto iniciativa educacional voltada para a integração da tecnologia digital no ambiente escolar tem como objetivo principal a transformação da educação por meio do uso de ferramentas digitais, preparando os alunos para os desafios do século XXI. O Projeto Digitall nas escolas visa, portanto, não apenas modernizar o ambiente escolar, mas também preparar os alunos para um mundo cada vez mais digital e interconectado, equipando-os com as habilidades necessárias para serem bem-sucedidos no futuro. Para o efeito, é necessário capacitar os docentes para utilizar ferramentas digitais de forma eficaz nas suas práticas pedagógicas, promovendo uma abordagem mais interativa e inclusiva no ensino.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Objetivos

- Capacitar os docentes na utilização de ferramentas digitais nas suas práticas pedagógicas; - Desenvolver materiais didáticos digitais, como aplicativos educacionais; - Conhecer plataformas de aprendizagem online e outros recursos multimédia que possam enriquecer o processo de ensino-aprendizagem; - Promover o uso de metodologias de ensino inovadoras que utilizem a tecnologia para fomentar a criatividade, o pensamento crítico e a colaboração entre os alunos; -Implementar sistemas de avaliação e monitorização que permitam medir o impacto do uso das tecnologias digitais no desempenho académico dos alunos e na qualidade do ensino.

Conteúdos

Ferramentas digitais: TinkerCad Canva Animaker Scracht Mathigon Python Padlet

Metodologias

Enquadramento teórico das várias ferramentas apresentadas e elaboração de materiais pedagógico-didáticos, com vista à utilização em contexto de sala de aula. Realização e apresentação dos trabalhos, discussão/reflexão sobre a natureza de cada trabalho e a sua contextualização e identificação de aspetos a melhorar.

Avaliação

A avaliação será traduzida numa escala de 1 a 10 valores. Participação (30%). Trabalho escrito individual (70%).

Bibliografia

Moran, J. M. (2013).Pretto, N. L., & Pinto, J. A. (2006).UNESCO (2019).

Formador

Jorge Manuel Miranda Henriques

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 30-10-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 06-11-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 13-11-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 20-11-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
5 04-12-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
6 08-01-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
7 15-01-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
8 22-01-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
Início: 30-10-2024
Fim: 22-01-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-130100/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Agrupamento de Escolas de Vagos