Descobrindo a nossa herança cultural: uma jornada de arte e pelo património local turma T1
Apresentação
Esta formação pretende dar resposta aos desafios lançados pelo Roteiro para a Educação Artística: Desenvolver as capacidades criativas para o Século XXI, da UNESCO e pelo Plano Nacional das Artes, valorizando a articulação entre as instituições culturais e as escolas. Pretende-se impulsionar a implementação do Projeto Cultural de Escola, em regime de oficina de formação, de modo a que permita um percurso estruturado de aquisição de conhecimentos nas diferentes áreas de intervenção do projeto (arte, património, história local) e a sua aplicação em projetos com turmas. Esta oficina de formação integra-se, ainda, no papel que a biblioteca escolar pode desempenhar para que os alunos e docentes contactem, participem e valorizem, o património cultural da comunidade onde estão inseridos. Por último, salienta-se, o contributo desta formação na consolidação do trabalho de parceria já existente com a Câmara de Ílhavo, que será agora mais robusto e abrirá novas portas à sua replicação, a partir da maior capacitação dos docentes e técnicos envolvidos.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Promover a perceção cultural através da consciencialização dos participantes para a diversidade cultural presente na comunidade, destacando tradições, costumes e história locais. Elaborar e concretizar projetos com turmas envolvendo a promoção da consciência cultural, a exploração da arte, história e património local, a expressão artística e o envolvimento da comunidade. Envolver a comunidade local, incluindo especialistas em arte e cultura, na formação dos docentes e no trabalho com turmas.
Conteúdos
Método de trabalho projeto Fases de construção de um projeto Estrutura e metodologia do trabalho projeto Estratégias de trabalho em parceria com instituições externas Visitas de estudo guiadas por técnicos das instituições visitadas ou especialistas convidados História local (Arquivo Municipal de Ílhavo) Património (Museu Marítimo de Ílhavo) Etnografia e modos de vida (Casa Gafanhoa - Grupo Etnográfico da Gafanha) Literatura (Biblioteca Municipal de Ílhavo) Artes (Museu da Vista Alegre) Construção de um projeto, para uma turma que o formando lecione, em torno de uma das temáticas
Avaliação
Os formandos serão classificados numa escala de 1 a 10 valores. Participação (30%). Trabalho escrito individual, incluindo evidências da intervenção pedagógica realizada (70%).
Bibliografia
PORTUGAL. Comissão Executiva do Plano Nacional das Artes. (2019). Plano Nacional das Artes 2019- 2024: Uma Estratégia - Um Manifesto. Disponível em: https://www.pna.gov.pt/manifesto-pna/PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro. Programa Rede de Bibliotecas Escolares: Quadro Estratégico 2021-2027. Disponível em: https://rbe.mec.pt/np4/?newsId=890&fileName=qe__21.27.pdfPORTUGAL. Ministério da Educação. Aprendizagens essenciais. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essencia
Formador
Maria de Fatima de Almeida Pina
Maria da Piedade Alves Pereira Gomes