Educação Inclusiva - Medidas de Gestão Curricular turma T2
Apresentação
O Decreto-Lei n.º 54/2018, relativo ao regime geral da educação inclusiva, trouxe novos desafios às escolas. Se o acesso à escola foi garantido com o alargamento da escolaridade obrigatória, é importante garantir que, para além do acesso, se assegure a participação destes alunos. É crucial existirem momentos de reflexão e partilha, por forma fazer-se um caminho consistente, promovendo a criação de verdadeiras escolas inclusivas. É importante refletir em torno das práticas, no sentido de garantir que a resposta dada ao aluno vai ao encontro das suas necessidades, abandonando a resposta dada apenas com base num diagnóstico clínico.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.
Objetivos
- Capacitar os docentes para adaptar e diferenciar o currículo de acordo com as necessidades dos alunos; - Reconhecer a abordagem multinível como um modelo de ação de todos e para todos; - Reconhecer a importância das Medidas de Gestão Curricular no acesso ao currículo; - Capacitar para a aplicação de medidas de gestão curricular; - Equipar os docentes com estratégias de gestão da sala de aula que promovam um ambiente de aprendizagem inclusivo; - Incentivar a prática reflexiva e o desenvolvimento profissional contínuo entre os docentes.
Conteúdos
Módulo I Medidas universais - Desenho universal para a aprendizagem - Acomodações curriculares: * Métodos e estratégias de ensino; * Modalidades e instrumentos de avaliação; *Adaptações de materiais e recursos educativos; *Adaptações no ambiente de aprendizagem; *Implementação e monitorização de acomodações curriculares. Módulo II Medidas seletivas - Adaptações curriculares não significativas: *Adaptações ao nível dos objetivos e conteúdos- alteração na sua priorização ou sequenciação; *Introdução de objetivos específicos que permitam atingir os objetivos globais e as aprendizagsn essenciais *Implementação e monitorização de adaptações curriculares não significativas. Módulo III Medidas adicionais - Adaptações curriculares significativas: *Definição de objetivos de aprendizagem alternativos; *Desenvolvimento de conteúdos específicos e adaptados; *Implementação de métodos de avaliação personalizados; *Implementação e monitorização de adaptações curriculares significativas.
Metodologias
A metodologia da ação é de cariz teórico-prático, sendo os conteúdos abordados de uma forma teórica, mas sempre com ligação à prática do dia-a-dia e envolvendo os formandos em reflexões sobre o tema. Através de estudos de caso, será analisada a aplicação das três medidas de gestão curricular, previstas no Decreto-Lei n.º54/2018 na sua redação atual, envolvendo os formandos na construção da resposta adequada a cada situação.
Avaliação
A avaliação será traduzida numa escala de 1 a 10 valores. Participação (30%). Trabalho escrito individual (70%).
Bibliografia
Filomena Pereira e outros (2018). Para uma Educação Inclusiva- Manual de apoio à Prática. Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE)Leite, T. (2011). Currículo e Necessidades Educativas Especiais. Aveiro: Universidade de Aveiro.Nunes, Clarisse & Madureira, Isabel. (2015). Desenho universal para a aprendizagem: construindo práticas pedagógicas inclusivas. Da investigação às Práticas. Vol.5, n.2.Trindade, Rui & Cosme, Ariana (2010). Educar e aprender na escola: Questões, desafios e respostas pedagógicas. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
Formador
Paula Cristina Faustino Silva
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 13-03-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 20-03-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 27-03-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 24-04-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 08-05-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 15-05-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 22-05-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Presencial |
8 | 29-05-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Presencial |