Ler e Falar, o que custa é começar: AgEI turma T1
Apresentação
A proposta tem por base o Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Ílhavo e os eixos do Plano 23|24 Escola+ - Novo Plano de Recuperação de Aprendizagens: domínios de Leitura e Escrita e Inclusão e Bem-Estar (Domínios 1 e 6). Após a identificação de dificuldades no desenvolvimento de competências de literacia (resultados do Rastreio de Linguagem e Fala (RALF), pretende-se capacitar os profissionais do AGEI para o desenvolvimento de uma intervenção integrada e multidisciplinar, envolvendo Educadoras de Infância, Professores do 1.º Ciclo, Psicólogos e Terapeutas da Fala.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores da Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Aprofundar conhecimentos sobre linguagem, fala e consciência fonológica. - Compreender a importância da literacia emergente. - Promover a partilha e elaboração própria de recursos didáticos para estimulação da linguagem, fala e consciência fonológica. - Aplicação de estratégias específicas para estimular os pré-requisitos da aprendizagem da leitura e escrita de todos os alunos.
Conteúdos
1. Desenvolvimento da fala e linguagem (compreensão e expressão) em determinadas faixas etárias e sinais de alerta. 2. Pré-competências linguísticas e não linguísticas para a aprendizagem da leitura e escrita 3. Implicações fonéticas e/ou fonológicas na aprendizagem da leitura e da escrita. 4. Atividades para o desenvolvimento de competências de literacia emergente, nomeadamente de consciência fonológica e de léxico.
Anexo(s)
Formador
Ana Mécia Rodrigues Aleixo Marques de Oliveira
Marina Sofia Saraiva Correia
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-11-2024 (Quinta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |