Smart School Lab: desenvolvimento de estratégias de ciência cidadã em contexto educativo turma T1
Apresentação
O Smart School Lab é um espaço formativo e de aprendizagem onde escolas e município aprendem colaborativamente, através de estratégias de ciência cidadã (recolha participativa de dados a partir de sensores) suportadas por plataformas digitais de consciência coletiva. A ação visa articular áreas disciplinares para desenvolver dinâmicas comunitárias (comunidade educativa inteligente) com recurso a estratégia de ciência cidadã, com a valorização de projetos escolares já existentes. Os produtos desenvolvidos, por professores e alunos, são disponibilizados à comunidade no formato de narrativas digitais georreferenciadas, infografias, notícias, documentos informativos, propostas de soluções para problemas, etc., para públicos diversificados.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1. Promover tempos de trabalho interdisciplinar e colaborativo com recurso a domínios de autonomia curricular; 2. Criar ambientes educativos que incentivem a cooperação entre os alunos e favoreçam o desenvolvimento pessoal e social destes no âmbito de projetos de intervenção educativa utilizando estratégias e modalidades de diferenciação pedagógica (promoção de competências de cidadania e utilização de contextos reais de vida em situações de ensino e aprendizagem); 3. Capacitar os professores para a competência digital e para o uso de estratégias de ciência cidadã em contexto educativo; 4. Potenciar os projetos escolares já existentes na instituição de ensino.
Conteúdos
1. Smart cities & Schools e o conceito de comunidades educativas inteligentes; 2. Participação e cocriação cívica (alunos, professores, encarregados de educação, atores locais, etc.); 3. Política de proteção de dados; 4. Plataformas e ferramentas digitais de sensibilização e consciência coletiva (formulários georreferenciados, narrativas digitais georreferenciadas, infografias, sensores, comunicação de ciência, mapas online ); 5. Plataforma ArcGIS® online: gestão de utilizadores e introdução ao ambiente gráfico e funcionalidades principais; 5.1 Survey 123®: criação de formulário de recolha de dados por dispositivos móveis e análise dos resultados obtidos em mapas georreferenciados; 5.2 StoryMaps®: criação de narrativas digitais georreferenciadas; 5.3 GeoNet®: conexão, colaboração e partilha de experiências na rede social; 6. Aplicações Internet das Coisas (IoT) e/ou kits de sensores e plataforma IoT.
Avaliação
A avaliação será traduzida numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores. Os critérios de avaliação serão elaborados de acordo com as orientações da entidade formadora, tendo por base os seguintes itens: - Participação (30%); - Trabalho escrito individual, incluindo evidências de intervenção pedagógica realizada (70%).
Bibliografia
Santos, M., Carlos, V., Moreira, A.A. (2024). Towards interdisciplinarity with STEAM educational strategies: the Internet of Things as a catalyser to promote participatory citizenship, Educational Media International. http://doi.org/10.1080/09523987.2023.2324581Fu, P. (2018). Getting to Know Web GIS. esri Press. 3rd edition (ISBN: 9781589485211)Sefton-Green, J., & Erstad, O. (2018). Learning beyond the school: International perspectives on the schooled society. Routledge.Serrano, F., Sanz, F., Schaefer, T., Silva, C., & Kieslinger, B. (2014). White Paper on Citizen ScienceSantos, M., Carlos, V., Moreira, A.A. (2023). Building the Bridge to a Participatory Citizenship: Curricular Integration of Communal Environmental Issues in School Projects Supported by the Internet of Things. Sensors 2023
Formador
Manuel Joaquim de Sousa Santos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 24-03-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 31-03-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 28-04-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 05-05-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 12-05-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 19-05-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 02-06-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Presencial |
8 | 09-06-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Presencial |