Smart School Lab: desenvolvimento de estratégias de ciência cidadã em contexto educativo turma T1

Apresentação

O Smart School Lab é um espaço formativo e de aprendizagem onde escolas e município aprendem colaborativamente, através de estratégias de ciência cidadã (recolha participativa de dados a partir de sensores) suportadas por plataformas digitais de consciência coletiva. A ação visa articular áreas disciplinares para desenvolver dinâmicas comunitárias (comunidade educativa inteligente) com recurso a estratégia de ciência cidadã, com a valorização de projetos escolares já existentes. Os produtos desenvolvidos, por professores e alunos, são disponibilizados à comunidade no formato de narrativas digitais georreferenciadas, infografias, notícias, documentos informativos, propostas de soluções para problemas, etc., para públicos diversificados.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1. Promover tempos de trabalho interdisciplinar e colaborativo com recurso a domínios de autonomia curricular; 2. Criar ambientes educativos que incentivem a cooperação entre os alunos e favoreçam o desenvolvimento pessoal e social destes no âmbito de projetos de intervenção educativa utilizando estratégias e modalidades de diferenciação pedagógica (promoção de competências de cidadania e utilização de contextos reais de vida em situações de ensino e aprendizagem); 3. Capacitar os professores para a competência digital e para o uso de estratégias de ciência cidadã em contexto educativo; 4. Potenciar os projetos escolares já existentes na instituição de ensino.

Conteúdos

1. Smart cities & Schools e o conceito de comunidades educativas inteligentes; 2. Participação e cocriação cívica (alunos, professores, encarregados de educação, atores locais, etc.); 3. Política de proteção de dados; 4. Plataformas e ferramentas digitais de sensibilização e consciência coletiva (formulários georreferenciados, narrativas digitais georreferenciadas, infografias, sensores, comunicação de ciência, mapas online…); 5. Plataforma ArcGIS® online: gestão de utilizadores e introdução ao ambiente gráfico e funcionalidades principais; 5.1 Survey 123®: criação de formulário de recolha de dados por dispositivos móveis e análise dos resultados obtidos em mapas georreferenciados; 5.2 StoryMaps®: criação de narrativas digitais georreferenciadas; 5.3 GeoNet®: conexão, colaboração e partilha de experiências na rede social; 6. Aplicações Internet das Coisas (IoT) e/ou kits de sensores e plataforma IoT.

Avaliação

A avaliação será traduzida numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores. Os critérios de avaliação serão elaborados de acordo com as orientações da entidade formadora, tendo por base os seguintes itens: - Participação (30%); - Trabalho escrito individual, incluindo evidências de intervenção pedagógica realizada (70%).

Bibliografia

Santos, M., Carlos, V., Moreira, A.A. (2024). Towards interdisciplinarity with STEAM educational strategies: the Internet of Things as a catalyser to promote participatory citizenship, Educational Media International. http://doi.org/10.1080/09523987.2023.2324581Fu, P. (2018). Getting to Know Web GIS. esri Press. 3rd edition (ISBN: 9781589485211)Sefton-Green, J., & Erstad, O. (2018). Learning beyond the school: International perspectives on the schooled society. Routledge.Serrano, F., Sanz, F., Schaefer, T., Silva, C., & Kieslinger, B. (2014). White Paper on Citizen ScienceSantos, M., Carlos, V., Moreira, A.A. (2023). Building the Bridge to a Participatory Citizenship: Curricular Integration of Communal Environmental Issues in School Projects Supported by the Internet of Things. Sensors 2023

Formador

Manuel Joaquim de Sousa Santos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 24-03-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
2 31-03-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
3 28-04-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
4 05-05-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
5 12-05-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
6 19-05-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
7 02-06-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
8 09-06-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
Início: 24-03-2025
Fim: 09-06-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-126541/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Escola Secundária da Gafanha da Nazaré