Ferramentas digitais - Conceção de recursos educativos para as Línguas turma T1
Apresentação
No desafio de aproximar a Escola às competências digitais do século XXI e de tornar as aprendizagens mais ativas e interativas, os dispositivos móveis serão uma verdadeira ferramenta em prol da motivação para a aprendizagem e, consequentemente, do sucesso educativo. Dada a diversidade e a gratuitidade das Apps existentes, estas podem contribuir para criar ambientes bastante favoráveis, tornando o aluno mais motivado e responsável pela aquisição e desenvolvimento das suas próprias aprendizagens e competências. O uso de ferramentas digitais na criação de recursos para as aulas não torna apenas o processo de ensino e aprendizagem mais eficaz e envolvente, mas também oferece uma série de benefícios adicionais: acessibilidade, variedade, interatividade, personalização, reutilização, feedback, inovação e criatividade.
Destinatários
Professores dos Grupos 120, 200, 210, 220, 300, 320, 330, 340, 350
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 120, 200, 210, 220, 300, 320, 330, 340, 350. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- dar a conhecer aos docentes as ferramentas digitais que estão disponíveis nas salas de aula, nas mãos dos alunos e que podem contribuir para uma melhor aprendizagem; - motivar os docentes para a sua utilização em contexto de sala de aula; - explorar várias Apps que possam contribuir para a melhoria da aprendizagem; - desenvolver as competências digitais dos docentes; - promover ambientes de aprendizagens mais interativos; - construir recursos digitais.
Conteúdos
- Padlet.com - WordArt.com - Book Creator - Mentimiter - Canva.com - WordWall - learningapps.org - Plikers - Bitly - QRCode (Criar) - AppSorteos - Genially - Timegraphis - Symbaloo
Avaliação
A avaliação será traduzida numa escala de 1 a 10 valores. Participação (30%). Trabalho escrito individuall, incluindo evidências da intervenção pedagógica realizada (70%).
Bibliografia
Moran, J. M. (2019). Sala de aula inovadora. Papirus Editora.PALFREY, John; GASSER, Urs; tradução de Magda França Lopes. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.MOUSQUER, T.; ROLIM, C.O.; A utilização de dispositivos móveis como ferramenta pedagógica na Educação Infantil. In: II Simpósio de Tecnologia da Informação da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, 2011.Carvalho, A. A. A. (Coord), (2015). Apps para dispositivos móveis: Manual para professores, formadores e bibliotecários.Freire, J. (2019). Educação digital: a prática pedagógica mediada pelas tecnologias digitais. Editora Penso.
Formador
Aristides José Pereira Rodrigues
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 24-03-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 31-03-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 28-04-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 05-05-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 12-05-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 19-05-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 02-06-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Presencial |
8 | 09-06-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Presencial |