Ensino experimental das Ciências: metodologias ativas turma T1
Apresentação
O atual enquadramento legal visa o desenvolvimento das áreas de competências do PASEO, o que requer um (re)pensar e (re)organizar do trabalho pedagógico-didático, desafiando os docentes a alterarem as suas práticas ao nível do planeamento, desenvolvimento e avaliação de tarefas de ensino-aprendizagem com e para os alunos, colocando-os no centro da aprendizagem. As abordagens pedagógicas de aprendizagem ativa e colaborativa enquadram-se nas perspetivas de mudança de paradigma educacional onde o aluno participa de uma forma ativa e responsável no processo de ensino-aprendizagem-avaliação. O professor assume o papel de facilitador e dinamizador das tarefas postas em ação, contrapondo com a perspetiva da ação educativa centralizada no professor.
Destinatários
Professores do Grupo 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 110.
Objetivos
- Compreender, à luz do enquadramento legal, a pertinência do desenvolvimento de práticas pedagógicas apoiadas em processos de aprendizagem ativa; - Promover a reflexão dos docentes em torno de áreas de competência do perfil dos alunos, das aprendizagens essenciais das áreas curriculares que lecionam e das áreas com as quais se podem vir a relacionar, por via da conceção e concretização, no contexto de sala de aula, de uma atividade de aprendizagem ativa, tendo em conta a diversidade dos alunos e seus contextos e dos recursos existentes; - Proporcionar experiências de aprendizagem privilegiando atividades práticas como parte integrante e fundamental do processo de aprendizagem; - Promover uma abordagem integradora dos conhecimentos, valorizando a compreensão e a interpretação dos processos naturais, sociais e tecnológicos, numa prespetiva Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA); - Valorizar a natureza da ciência, dando continuidade ao desenvolvimento da metodologia científica nas suas diferentes etapas; - Compreender os fundamentos e metodologias associados à aprendizagem baseada em projetos.
Conteúdos
- Enquadramento teórico e legal do Dec. Lei n.º 55/ 2018: desafios e potencialidades a nível pedagógico e curricular; - As aprendizagens essenciais e o perfil dos alunos à Saída da Escolaridade Obrigatório: o que requer? como operacionalizar? - As áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: o papel e ação das metodologias ativas e colaborativas de aprendizagem; - Abordagens pedagógicas diferenciadas e centradas nos alunos (aprendizagem baseada na resolução de problemas, inquiry based-learning, trabalho de projeto, sala de aula invertida, aprendizagem por descoberta guiada e estudos de caso).
Avaliação
A avaliação será traduzida numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores. Os critérios de avaliação serão elaborados de acordo com as orientações da entidade formadora, tendo por base os seguintes itens: - Participação (30%); - Trabalho escrito individual, incluindo evidências de intervenção pedagógica realizada (70%).
Bibliografia
Perfil dos alunos à saída da Escolaridade ObrigatóriaAprendizagens Essenciais do 1.º CEBOrientações curriculares para a Educação Pré-EscolarBiologia para jovens : 101 experiências fáceis que realmente resultam / Janice VanCleave; Lisboa: Dom Quixote, 2000Ensino Experimental das Ciências no 1.º Ciclo / Isabel Martins, Maria Veiga, Filomena Teixeira...: Ministério Educação - DGIDC
Formador
Rosa Maria de Jesus Ferreira Bastos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 26-03-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 02-04-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 23-04-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 30-04-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 07-05-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 14-05-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 21-05-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Presencial |
8 | 04-06-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:30 | 3:30 | Presencial |