Crescer a ler e ler para crescer- Desenvolvimento da Consciência Fonológica turma T1
Apresentação
A aquisição da linguagem oral é um processo natural e dinâmico, resultante tanto da ativação dos mecanismos psicolinguísticos disponíveis (Gramática Universal) (Chomsky, 1986) como da interação social. Sendo a oralidade (língua E) o espelho possível da fonologia (língua I) interessa definir as fases de aquisição do sistema fonológico e a sua correspondência com a oralidade, a fim de detetar precocemente algumas dificuldades de linguagem que poderão comprometer a normal aprendizagem do sistema de escrita. Sabendo que a avaliação e o diagnóstico das dificuldades de linguagem não são da competência dos educadores e professores, estes têm um papel fundamental na despistagem dessas mesmas dificuldades, para posterior encaminhamento para terapeutas especializados. Cumulativamente, podem os profissionais da educação aplicar estratégias de intervenção específicas para alunos com dificuldades de linguagem, aplicando recursos pedagógicos apelativos, concretos e significativos, de acordo com o decreto-lei n.º 54/2018, de 6 de julho. A ação de formação que agora se propõe pretende dotar os Docentes de conhecimentos teóricos e práticos que lhes permitam fazer um rastreio precoce das dificuldades de aprendizagem, construir os seus próprios recursos e aplicá-los em sala de aula, contribuindo para o desenvolvimento da consciência fonológica dos seus alunos, para o debelar das dificuldades articulatórias e de leitura e escrita que possam surgir.
Destinatários
Docentes dos grupos de recrutamento 100 e 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos grupos de recrutamento 100 e 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos grupos de recrutamento 100 e 110.
Objetivos
Refletir sobre as práticas profissionais, visando a mudança dos procedimentos pedagógicos de avaliação/rastreio e de intervenção didática, aplicados ao desenvolvimento da área da oralidade e leitura e escrita; Compreender a necessidade de aplicar estratégias de ensino-aprendizagem diferenciadas, com base no conhecimento dos pressupostos teóricos e concetuais de referência; Desenvolver uma prática pedagógica inclusiva dos alunos com dificuldades de aprendizagem; Aplicar estratégias que estimulem os pré-requisitos da aprendizagem da leitura e escrita de todos os alunos; Elaborar e partilhar recursos didáticos.
Conteúdos
Módulo 1 Comunicação, linguagem e fala. Pré-competências linguísticas e não linguísticas para a aprendizagem da leitura e escrita; Aparelho fonador. Sistema fonético e fonológico do Português Europeu. Consciência fonológica: conceito, interações e desenvolvimento. Implicações fonéticas e/ou fonológicas na aprendizagem da leitura e da escrita. Módulo 2 Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita mais comuns: a)etiologia e sinais de alerta na linguagem oral e escrita. b) Dislexia, Disortografia e Disgrafia Casos clínicos: plano de intervenção e recursos mobilizados. Estratégias pedagógicas de intervenção para alunos: elaboração de recursos para casos concretos propostos pelas formandas. Apresentação e discussão dos recursos. Módulo 3 (10h) trabalho autónomo Realização de 1 recurso didático para trabalhar uma área específica da consciência fonológica, em contexto de sala de aula (área determinada pelas formadoras e sorteada pelas formandas no final do Módulo 2)
Avaliação
A avaliação dos formandos baseia-se na percurso ativo do formando ao longo das sessões presenciais e na análise individual dos recursos didáticos produzidos pelos formandos. Será formalizada numa escala de 1 a 10, considerando-se classificação positiva a partir de 5, inclusive. Critérios de avaliação: - Participação (30%) -Trabalho final, incluindo evidências da intervenção pedagógica realizada (70%)
Bibliografia
ASHA, AMERICAN SPEECH-LANGUAGE-HEARING ASSOCIATION - Scope of Practice in Speech-Language Pathology. [em linha]. (2007).Rigolet, S. (2000). Os três P - precoce, progressivo, positivo: comunicação e linguagem para uma plena expressão. Porto: Porto Editora.Rigolet, S.A. (2006). Para uma Aquisição Precoce e Optimizada da Linguagem. Linhas de orientação para crianças até 6 anos. (2.ª ed.). Porto Editora.Rombert, J. (2015). O Gato Comeu-te a Língua? (2ªed.). A Esfera dos Livros.Sim-Sim, I. (1998). Desenvolvimento da Linguagem. Universidade Aberta
Formador
Ana Mécia Rodrigues Aleixo Marques de Oliveira
Marina Sofia Saraiva Correia
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-01-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 18:00 | 2:00 | Presencial |
2 | 15-01-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 22-01-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 05-02-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 12-02-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 19-02-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 26-02-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 12-03-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
9 | 19-03-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 18:00 | 2:00 | Presencial |