Tratamento documental em contexto de Biblioteca Escolar turma T2

Apresentação

A crescente facilidade de acesso a equipamentos, redes e fontes de informação online tem reorientado as expetativas e as necessidades dos utilizadores, impulsionando a mudança das bibliotecas escolares no sentido do reforço do seu papel educativo e formativo. Na base do seu trabalho continua a estar a informação e o acesso à informação, pelo que o tratamento documental da coleção continua a ser um dos elementos cruciais para a qualidade dos serviços que a biblioteca escolar. O tratamento documental e a construção de um catálogo da Biblioteca é uma tarefa a que o professor bibliotecário tem que dedicar uma parte do seu tempo e implica um conjunto de procedimentos de carácter técnico que exigem a aquisição de competências digitais específicas.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Reconhecer a importância do tratamento documental em ordem à recuperação da informação. - Conhecer as diferentes etapas do circuito do documento desde a sua aquisição até à sua disponibilização ao público - Distinguir entre análise documental e análise de conteúdo de um documento - Dominar o processo de catalogação dos diversos tipos de documentos e a inserção dos dados nos diferentes Software de gestão bibliográfica. - Dominar o processo de classificação dos diferentes tipos de documentos usando as respetivas tabelas (CDU, TCDM e FIAF) - Dominar o processo de indexação dos documentos usando listas de cabeçalhos e o sistema SIPORBASE - Dominar o processo de registo e cotação dos diferentes tipos de documentos - Saber recuperar a informação a partir do catálogo - Disponibilizar o catálogo na internet - Construir um manual de procedimentos para a Biblioteca Escolar

Conteúdos

Módulo I - 5 horas (3 horas síncronas + 2 assíncronas) Apresentação da ação: programa, desenvolvimento e avaliação Conceito de tratamento documental e sua importância no contexto das Bibliotecas Escolares Conceitos básicos: Documento, Tipo de documento, Fundo documental, Circuito do documento, Catalogação, Classificação, Indexação, Registo, Citação, Etiquetagem, Arrumação e Catálogo. Módulo II - 3 horas síncronas Apresentação dos referenciais a utilizar: Regras Portuguesas de Catalogação, ISBD, UNIMARC, Tabelas de Classificação, Listagens de cabeçalhos e Sistema SIPORBASE. Módulo III - 14 horas (3 horas síncronas + 11 assíncronas) Importação e exportação de registos. Catalogação de monografias impressas Catalogação de periódicos Catalogação de material não livro (Registos vídeo, eletrónicos e sonoros) Catalogação de recursos digitais Módulo IV - 10 horas (3 horas síncronas + 7 horas assíncronas) Classificação usando a tabela CDU Classificação de material não livro usando CDU, TCDM e FIAF Módulo V - 10 horas (3 horas síncronas + 7 horas assíncronas) Indexação documental com recurso a listas de cabeçalhos Sistema SIPORBASE de indexação Módulo VI - 5 horas (2 horas síncronas + 3 horas assíncronas) Procedimentos de registo, cotação, carimbagem e arrumação dos documentos Técnicas de pesquisa e recuperação da informação em catálogo Módulo VII - 2 horas síncronas Importância e estrutura de um “Manual de Procedimentos” Disponibilização de acesso ao catálogo no servidor da RBE: criação da base online e exportação de registos. Módulo VIII - 1 hora síncrona Avaliação

Metodologias

As sessões terão um carácter teórico-prático. Para cada tópico serão disponibilizadas documentação e bibliografia específicas. Em cada sessão, o trabalho dos formandos organizar-se-á de acordo com uma apresentação dos conteúdos e um guia de tarefas, quer as sessões síncrona quer as restantes assíncronas. Os formandos terão oportunidades de trabalho individual e em grupo, privilegiando-se o tratamento de propostas integradoras de carácter prático, em ligação com os contextos de cada escola/agrupamento, as experiências e conhecimentos prévios dos formandos e os programas de catalogação disponíveis nas escolas. As sessões incluirão, ainda, momentos e espaços de partilha de experiências e de discussão.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.

Bibliografia

Comissão Europeia (2018). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em:https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:52018DC0022&from=ENLucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA Editora.Licht, A.H, Tasiopoulou, E., & Wastiau, P. (2017). Open Book of Educational Innovation. European Schoolnet, Brussels. Disponível em: http://www.eun.org/documents/411753/817341/Open_book_of_Innovational_Education.pdfComissão Europeia (2015). Promoting Effective Digital-Age Learning: A European Framework for Digitally-Competent Educational Organisations, disponível em https://ec.europa.eu/jrc/en/publication/eur-scientific-and-technical-research-reports/promoting-effective-digital-age-learning-european-framework-digitally-competent-educationalMinistério da Educação. (2017). Aprender com a biblioteca escolar. Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário. RBE. Disponível em http://www.rbe.mec.pt/np4/referencial_2017.html

Formador

Maria de Fatima de Almeida Pina

Paula da Conceição Rodrigues Ribeiro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-01-2025 (Terça-feira) 18:00 - 19:00 1:00 Online síncrona
2 14-01-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 15-01-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online assíncrona
4 16-01-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online assíncrona
5 28-01-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
6 04-02-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
7 11-02-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
8 12-02-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
9 18-02-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
10 19-02-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
11 25-02-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
12 11-03-2025 (Terça-feira) 18:00 - 19:00 1:00 Online síncrona
13 18-03-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
14 25-03-2025 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
15 01-04-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
16 08-04-2025 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
17 15-04-2025 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
18 16-04-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
19 29-04-2025 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
20 30-04-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
Início: 07-01-2025
Fim: 29-04-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-131382/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 50 h
Local: Plataforma Online