Capacitação de docentes na utilização dos LED 3 - Tecnologias digitais multimédia turma T1
Apresentação
Os Agrupamentos de Escolas que beneficiaram da atribuição dos Laboratórios de Educação Digital (LED) estão apetrechados com equipamentos que lhes trarão a possibilidade de trabalharem a inovação educativa e pedagógica, o desenvolvimento de competências digitais e a promoção da recuperação das aprendizagens no quadro da Componente C20 do PRR. Um dos problemas que esta dotação súbita acarreta é a pouca preparação das equipas de docentes para manusear e explorar equipamentos digitais de última geração, designadamente os que compõem o LED 3, com os quais os referidos docentes apenas tiveram contactos esporádicos, mas raramemte dirigidos aos objetivos que presidiram à criação dos LED. Aquém da implementação de atividades práticas que fomentem nos alunos novas experiências de aprendizagem e o desenvolvimento de competências que os preparem para uma Sociedade da Informação, encontra-se, necessariamente, a capacitação técnica e pedagógica dos docentes que irão constituir a primeira linha deste processo e que terão também a incumbência de replicar e disseminar tais competências. É, pois, necessária e urgente uma sólida e motivadora formação de equipas de docentes neste domínio.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Objetivos
Motivar os docentes para a utilização dos LED; Conhecer os equipamentos que compõem o LED 3, as suas finalidades e potencialidades; Conhecer as funcionalidades essenciais dos equipamentos; Saber operar corretamente todos os equipamentos; Analisar e estudar possibilidades de exploração pedagógica em vários contextos curriculares e extracurriculares.
Conteúdos
Breve panorama da área do multimédia digital; Equipamentos de áudio; Equipamentos de fotografia; Equipamentos de vídeo; Software de controlo e edição; Interação e integração das várias dimensões do multimédia.
Metodologias
Sessões conjuntas de carácter teórico e teórico-prático, destinadas a: Conhecimento dos aspetos técnicos dos equipamentos; Familiarização com procedimentos e ferramentas básicas; Conhecimento e manuseamento de software; Prática orientada; Análise e debate de possibilidades de exploração pedagógica dos equipamentos.
Avaliação
A avaliação será traduzida numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores. Os critérios de avaliação serão elaborados de acordo com as orientações da entidade formadora, tendo por base os seguintes itens: Empenho e participação nas sessões (30%); Trabalho escrito individual (70%).
Bibliografia
ARAÚJO, Nelson. 2023. História do Cinema - Dos primórdios ao Cinema Contemporânea. Coimbra: Grupo AlmedinaCOMPARATO, Doc. 1998. Da criação ao Guião - A Arte de escrever para Cinema e Televisão. Lisboa: PergaminhoMYTRYK, Edward. 1984. On Film Editing. An introduction on film construction. Nova Yorque: RoultedgeJACQUINOT, Rémi, SAINT-VINCENT, Olivier, SAINT-VINCENT, Raphael. 2006. Guia Prático do Storyboard. Avanca: Cine-Club de AvancaGÉNIO, Vítor. 2007. Luz & Iluminação Cénica. Aveiro: ATSP - Edições Técnicas
Formador
Ivo Ricardo Sousa Reis
Vanessa Fernandes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 27-03-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 03-04-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 24-04-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 08-05-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 15-05-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 22-05-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 29-05-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 05-06-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Presencial |