
Avaliação pedagógica - práticas promotoras de competências de autorregulação turma T1
Apresentação
A ação de formação decorre de necessidades identificadas por docentes de agrupamentos de escolas que encetaram processos de transformação fundamentada dos seus referenciais de avaliação pedagógica, visando a melhoria das aprendizagens dos alunos. A oficina de formação visa explorar de que modo as práticas de avaliação formativa dos docentes podem ser intencionalmente concebidas para promover competências de aprendizagem autorregulada nos alunos. A transformação das práticas docentes é um desafio exigente que envolve construção de novo conhecimento profissional. Nesse sentido, o aprofundamento teórico é um marco importante, na medida em que permite compreender melhor os problemas e tomar decisões informadas. No entanto, a transformação de conceções e de práticas é um processo exigente que poderá ser facilitado se acontecer num enquadramento colaborativo, democrático e dialogante, num quadro de supervisão horizontal que suporte compromissos partilhados de problematização, compreensão e suporte para a mudança.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Consolidação de práticas de trabalho colaborativo entre professores. Aprofundamento teórico em avaliação pedagógica e autorregulação das aprendizagens. Construção e implementação de práticas de avaliação pedagógica que visam promover a autorregulação dos alunos. Planificação e implementação de procedimentos de supervisão pedagógica horizontal (interpares). Reflexão sobre a eficácia de medidas educativas implementadas.
Conteúdos
Avaliação pedagógica ao serviço da melhoria das aprendizagens - conceitos e conceções. Feedback promotor de aprendizagem - componentes, critérios de qualidade e intervenientes (professor, pares e aluno). Critérios de avaliação e descritores de desempenho - referenciais de autoavaliação dos alunos. Avaliação formativa para a aprendizagem autorregulada. Práticas de supervisão horizontal - concetualização e implementação.
Avaliação
A avaliação será traduzida numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores. Os critérios de avaliação serão elaborados de acordo com as orientações da entidade formadora, tendo por base os seguintes itens: Participação (30%); Trabalho escrito individual incluindo evidências da intervenção pedagógica realizada (70%).
Bibliografia
Andrade, H. & Brookhart, S. (2020) Classroom assessment as the co-regulation of learning. Assessment in Education: Principles, Policy and Practice, v. 27, n. 4, p. 350- 372, 2020.Alarcão, I. & Canha, B. (2013). Supervisão e colaboração. Uma relação para o desenvolvimento. Porto: Porto Editora.Fernandes, D. (2022). Avaliar e Aprender numa Cultura de Inovação Pedagógica. Leya Educação. ISBN:978-111-115345-8Frison, L. (2016). Autorregulação da aprendizagem: abordagens e desafios para as práticas de ensino em contextos educativos. Revista de Educação PUC-Campinas. 21(1):1-17. DOI: 10.24220/2318-0870v21n1a2992.Machado, E. A. (2022). Autoavaliação. Folha de apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação.
Formador
Alcina Mendes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 05-02-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 17:30 | 1:30 | Presencial |
2 | 12-02-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 18:00 | 2:00 | Presencial |
3 | 26-02-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 18:00 | 2:00 | Presencial |
4 | 12-03-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 18:00 | 2:00 | Presencial |
5 | 02-04-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 18:00 | 2:00 | Presencial |
6 | 07-05-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 18:00 | 2:00 | Presencial |
7 | 21-05-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 18:00 | 2:00 | Presencial |
8 | 04-06-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 17:30 | 1:30 | Presencial |