
“Sozinho, não consigo!” – Distinção das alíneas b) e exemplos de planificação turma T1
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial do AEI
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial do AEI. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Dotar os professores de competências, conducentes ao sucesso escolar, necessárias para uma prática docente face a grupos heterogéneos de alunos; - Dinamizar trabalho colaborativo, para análise de situações reais e contacto com propostas de documentos de planificação; - Proporcionar momentos de partilha em grande grupo, de debate e de consolidação de estratégias inclusivas.
Conteúdos
- Enquadramento legal e conceptual das alíneas b) do DL 54/2018, de 6 de julho, art.º 8.º, 9.º e 10.º; - Sala de aula de todos e para todos: breve alusão ao Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) enquanto meio para flexibilização curricular; - Estratégias práticas de planificação diferenciada.
Anexo(s)
Formador
Maria de Fátima Ferreira Figueiredo de Almeida
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-05-2025 (Quinta-feira) | 16:30 - 20:30 | 4:00 | Presencial |