
Atividades náuticas turma T1
Apresentação
Esta ação de formação, destinada a professores de Educação Física que desenvolvem atividades de Vela em Centros de Formação Desportiva do Desporto Escolar (CFD), visa dar resposta a necessidades concretas dos docentes numa área de formação relativamente à qual existem algumas lacunas detetadas no VII Encontro Nacional de Centros de Formação Desportiva do Desporto Escolar. Trata-se de uma área prevista no programa da disciplina de Educação Física. Acrescente-se, ainda, o facto da Vela, como atividade de ar livre, dar resposta às mais atuais motivações dos adolescentes e jovens, os quais muitas vezes procuram formas diferentes de se afirmarem socialmente e em particular no desporto. A existência de boas condições naturais e materiais disponíveis para o ensino da Vela aliadas às boas condições, instalações e conhecimentos apropriados à realização de manutenções nas embarcações justificam a apresentação desta oferta formativa.
Destinatários
Professores dos Grupos 260 e 620 - Lista de Proponentes
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620 - Lista de Proponentes. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260 e 620 - Lista de Proponentes.
Objetivos
Desenvolver conhecimentos práticos, relativos ao ensino da Vela. Conhecer e utilizar estratégias psicomotoras específicas relativas aos alunos e aos contextos. Conhecer normas de segurança fundamentais inerentes às referidas atividades. Refletir sobre as condições de prática, indispensáveis à implementação destas atividades. Conhecer materiais, ferramentas e equipamentos a utilizar na manutenção de embarcações.
Conteúdos
1.Aplicação de técnicas psicomotoras específicas Metodologia e didática específicas; Regras de Regata à Vela 2025-2028; Hidrodinâmica em Vela e comportamento da embarcação na água; Efeito vélico e relação com o movimento da embarcação; Afinações das embarcações; Manobras básicas com embarcações à vela; Recuperação de equilíbrio após viragem da embarcação; O modelo simplificado de ensino de uma técnica desportiva; Estratégias para comunicar; Condições de sucesso no ensino da vela; Dificuldades de comunicação; Como ajudar os alunos a aprender; Desenvolvimento das capacidades físicas relacionadas com a modalidade; Briefing Debriefing; A progressão metodológica; Barreiras na aprendizagem da vela; A forma de comunicação 2.Manutenção de embarcações Trabalhos de pintura; Trabalho com fibra; Trabalho com metais; Trabalho com madeira; Trabalho com plástico (HDPP) Segurança na manutenção de embarcações.
Metodologias
O curso decorrerá no centro de formação desportiva do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré e no porto de pesca costeira. As metodologias a utilizar incluem sessões teóricas, destinadas à apresentação dos conceitos, bem como à introdução e demonstração de técnicas básicas; sessões práticas a decorrer na Escola Secundária da Gafanha da Nazaré e no Porto de Pesca Costeira, destinadas ao manuseamento dos materiais e equipamentos específicos e exposição teórica.
Avaliação
A avaliação será traduzida numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores. Os formandos serão avaliados com base: Empenho e participação nas sessões.; realização de trabalhos práticos, centrados na realização de tarefas básicas abordadas. Trabalho escrito individual.
Bibliografia
Makienko, N. (1983). Manual de Serralheiro. Editora Mir.Silva, A.M. (2017). Traços de Construção Naval em Madeira. Museu Marítimo de Ílhavo.Silva, A.M. (2003) Força do Vento. Edições Culturais da Marinha.Silva, J.F.M. (1992). Arte de Marinheiro. Edições Culturais da Marinha.
Formador
Antonio Mariano Geraldes Rodrigues
José Manuel Lopes Teixeira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-07-2025 (Quarta-feira) | 08:00 - 13:00 | 5:00 | Presencial |
2 | 03-07-2025 (Quinta-feira) | 08:00 - 13:00 | 5:00 | Presencial |
3 | 04-07-2025 (Sexta-feira) | 08:00 - 13:00 | 5:00 | Presencial |
4 | 07-07-2025 (Segunda-feira) | 08:00 - 13:00 | 5:00 | Presencial |
5 | 08-07-2025 (Terça-feira) | 08:00 - 13:00 | 5:00 | Presencial |