245

Ferramentas digitais - Conceção de recursos educativos para a área das Expressões turma T1

Apresentação

No desafio de aproximar a Escola às competências digitais do século XXI e de tornar as aprendizagens mais ativas e interativas, os dispositivos móveis serão uma verdadeira ferramenta em prol da motivação para a aprendizagem e, consequentemente, do sucesso educativo. Dada a diversidade e a gratuitidade das Apps existentes, estas podem contribuir para criar ambientes bastante favoráveis, tornando o aluno mais motivado e responsável pela aquisição e desenvolvimento das suas próprias aprendizagens e competências. O uso de ferramentas digitais na criação de recursos para as aulas não torna apenas o processo de ensino e aprendizagem mais eficaz e envolvente, mas também oferece uma série de benefícios adicionais: acessibilidade, variedade, interatividade, personalização, reutilização, feedback, inovação e criatividade.

Destinatários

Professores dos Grupos 240, 250, 260, 600, 610, 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 240, 250, 260, 600, 610, 620. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- dar a conhecer aos docentes as ferramentas digitais que estão disponíveis nas salas de aula, nas mãos dos alunos e que podem contribuir para uma melhor aprendizagem; - motivar os docentes para a sua utilização em contexto de sala de aula; - explorar várias Apps que possam contribuir para a melhoria da aprendizagem; - desenvolver as competências digitais dos docentes; - promover ambientes de aprendizagens mais interativos; - construir recursos digitais.

Conteúdos

- Padlet.com - WordArt.com - Book Creator - Mentimiter - Canva.com - WordWall - learningapps.org - Plikers - Bitly - QRCode (Criar) - AppSorteos - Genially - Timegraphis - Symbaloo

Avaliação

A avaliação será traduzida numa escala de 1 a 10 valores. Participação (30%). Trabalho escrito individuall, incluindo evidências da intervenção pedagógica realizada (70%).

Bibliografia

Freire, J. (2019). Educação digital: a prática pedagógica mediada pelas tecnologias digitais. Editora Penso.Moran, J. M. (2019). Sala de aula inovadora. Papirus Editora.Carvalho, A. A. A. (Coord), (2015). Apps para dispositivos móveis: Manual para professores, formadores e bibliotecários.MOUSQUER, T.; ROLIM, C.O.; A utilização de dispositivos móveis como ferramenta pedagógica na Educação Infantil. In: II Simpósio de Tecnologia da Informação da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, 2011.PALFREY, John; GASSER, Urs; tradução de Magda França Lopes. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.

Formador

Aristides José Pereira Rodrigues

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-09-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
2 29-09-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
3 06-10-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
4 13-10-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
5 27-10-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
6 03-11-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
7 17-11-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
8 24-11-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
Início: 22-09-2025
Fim: 24-11-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-124518/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Escola Básica Dr. Acácio de Azevedo, Oliveira do Bairro

INSCREVER-ME