251

A inteligência artificial como aliada pedagógica: estratégias, ferramentas e aplicações turma T1

Apresentação

A era digital, propulsionada pela Inteligência Artificial (IA), está a reconfigurar o nosso mundo e a transformar a educação. A rapidez destas mudanças obriga-nos a preparar as novas gerações para um futuro incerto e a repensar progressiva e agilmente os métodos de ensino. Esta disrupção tecnológica exige uma reflexão profunda sobre os processos de pesquisa e construção do conhecimento, impactando inevitavelmente a educação. Neste cenário, a formação de professores torna-se essencial. É urgente capacitar os docentes com as competências necessárias para enfrentar os desafios atuais e futuros. Apesar das reações diversas à IA na educação, a sua presença nas salas de aula é inegável. Assim, é crucial investir numa preparação sólida que permita aos professores integrar estas tecnologias de forma eficaz, maximizando o seu potencial e gerindo os seus efeitos. Esta ação de formação procura responder à crescente procura por inovação na educação, explorando o potencial das ferramentas de Inteligência Artificial. Modelos de Linguagem (LLM) e algoritmos de criação de conteúdo serão abordados para personalizar experiências de aprendizagem, tornando-as mais interativas e eficazes. Apresentaremos os conceitos-chave da IA Generativa e as suas aplicações no design de materiais educativos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos ensinos básico e secundário e da Educação especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos ensinos básico e secundário e da Educação especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Reconhecer o valor da tecnologia na educação; Integrar tecnologias emergentes no currículo; Entender a IA Generativa e o seu potencial na educação; Identificar aplicações da IA Generativa em diversos contextos; Conhecer exemplos práticos e o impacto da IA; Analisar criticamente a IA na educação e os seus desafios; Experimentar ferramentas de IA com prática eficaz; Capacitar para a implementação da IA em contextos educativos; Criar experiências de aprendizagem com tecnologias inovadoras; Avaliar o impacto da IA na aprendizagem; Desenvolver competências práticas na criação e aplicação de atividades educativas com IA; Promover a autonomia na exploração de ferramentas de IA para transformar práticas pedagógicas.

Conteúdos

Módulo 1: Introdução e Fundamentos da IA Sessão Presencial: Apresentação, contextualização e desafios éticos da IA (3 horas) Sugestões de leitura, podcasts, séries e filmes sobre IA; Oportunidades e riscos da IA na educação: visão pessimista (tecnocética), otimista (utopista digital), e moderada (movimento IA- benéfica). Sessão Síncrona: Noções basilares de IA, história e impacto da IA (3 horas) Noções basilares: dados, algoritmos, computação, aprendizagem automática (Machine Learning - ML), redes neuronais, aprendizagem profunda (Deep Learning - DL), modelos de linguagem (Large Language Models - LLMs) e IA Generativa; O boom recente da IA Generativa: causas explicativas; Debate e reflexão sobre as implicações da IA no mundo contemporâneo. Módulo 2: IA Generativa e modelos de linguagem (LLM) Sessão Presencial: Introdução à IA Generativa (3 horas) O que é a IA Generativa: conceitos e funcionalidades; Modelos de Linguagem (LLM): o que são e como funcionam; Principais LLM com versões gratuitas em Portugal; Diferenças entre as versões gratuitas e pagas nos diferentes LLM; Explicação do que é um chatbot e as boas práticas de interação com ele; Modalidades unimodal e multimodal dos LLM; O ChatGPT: interface, configurações, modalidades e funcionalidades. Sessão Síncrona: Fundamentos e técnicas de engenharia de Prompt: explicação e aplicação prática (3 horas) Introdução e importância dos prompts na IA; Estrutura ideal passo a passo de um bom prompt, com exemplos: papel, tarefa, contexto, formato, tom e exemplos. Modalidades de prompts; Técnicas para criar prompts eficazes; Refinamento iterativo e teste de variações; Discussão sobre desafios e aplicações iniciais. Sessão Presencial: Aplicações avançadas de engenharia do Prompt em contextos educacionais (3 horas) Prompts de personalização de aprendizagens; Prompts de criação de plano de aula e plano de projeto; Estratégias avançadas: técnica do encadeamento e few-shots no prompting; Aplicações educativos: quizzes e materiais didáticos; Criação de prompts personalizados por disciplina; Exploração da temperatura do prompt para calibrar criatividade e precisão; Reflexão e integração na prática docente. Módulo 3: Aplicações Práticas da IA na Educação Sessão Síncrona: Desafios práticos com ferramentas e aplicações de IA no processo de ensino e aprendizagem (3 horas) Exploração de ferramentas e aplicações de IA no processo ensino (IA para professores); Exploração de ferramentas e aplicações de IA no processo de aprendizagem (IA para alunos); Prática e criação de recursos didáticos com IA para o trabalho de preparação de aulas. Sessão Presencial: Exploração das LLM para comunicação, tarefas extracurriculares, divulgação e integração em contextos educativos (3 horas) Exploração do poder das LLM para melhorar a comunicação escolar dos docentes, dentro e fora da sua comunidade educativa; Utilização das LLM para aprimorar os processos de divulgação de atividades, eventos, dinâmicas promovidas pelos professores; Utilização de LLM para otimizar a gestão de tarefas extracurriculares dos professores; Integração das LLM com outras plataformas educativas; Prática guiada na utilização de LLMs para tarefas diárias; Sessão Presencial: Apresentação do trabalho final (4 horas) Apresentação individual do esboço do trabalho final, que deve incluir os materiais didáticos criados e evidências da sua aplicação em contexto de ensino-aprendizagem; Feedback da turma e dos formadores; Discussão final, reflexão e próximos passos.

Avaliação

A avaliação será traduzida numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores. Os critérios de avaliação serão elaborados de acordo com as orientações da entidade formadora, tendo por base os seguintes itens: Participação nas sessões (30%); Trabalho final escrito individual (70%).

Bibliografia

ARÉVALO, Miguel Donoso, CHATGPT PARA DOCENTES DE SECUNDARIA: Guía Práctica de Ejemplos y Prompts para Potenciar la Enseñanza, 2024PARDO, Guillermo Antón, Manual de Inteligencia Artificial para profesores: Redacción de situaciones de aprendizaje. Creación de materiales educativos. Evaluación de estudantes, 2024HIROTA, Fábio, CHATGPT e Inteligência Artificial, Casa do Código 2023VICENTE, Paulo Nuno, Os Algoritmos e nós, Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2023FORD, Martin, O Futuro da Inteligência Artificial, Bertrand Editora, 2022

Formador

António Valdemar Alves da Silva

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 24-09-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Presencial
2 01-10-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
3 08-10-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Presencial
4 15-10-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
5 22-10-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
6 29-10-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
7 05-11-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
8 12-11-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
9 26-11-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
10 03-12-2025 (Quarta-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
Início: 24-09-2025
Fim: 03-12-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-135448/25
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: Escola Secundária da Gafanha da Nazaré / Plataforma online

INSCREVER-ME