
AUDIÇÃO MUSICAL PARTICIPADA - Uma Estratégia para a Apreciação Musical em Sala de Aula turma T1
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1. Promover a partilha, reflexão e simulação de estratégias no âmbito da sensibilização para a música erudita, dirigidas à Educação Pré-Escolar e ao Ensino Básico; 2. Apresentar estratégias educativas estruturadas nos domínios da audição, interpretação e criação musical; 3. Garantir a apropriação dos impactos da Audição Musical Ativa e Participada no desenvolvimento de competências de compreensão musical; 4. Partilhar ferramentas de trabalho consistentes que permitam aos educadores explorar repertórios ricos e desenvolver abordagens próprias.
Conteúdos
1. Apresentação ao vivo do repertório do Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfónica de Lisboa. 2. Audição Musical Participada; Comparação entre abordagens tradicionais e participativas; Aprendizagens significativas na música; 3. Compreensão da estrutura de uma peça musical como objeto artístico uno e lógico; Desenvolvimento de atividades práticas de escuta, análise e simulação; Aprofundamento da ligação entre audição, interpretação e criação; 4. Ferramentas e repertórios para exploração musical em contexto educativo.
Anexo(s)
Formador
Miguel Nabais Rodrigues Pernes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-07-2025 (Quarta-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |