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Pensamento computacional, programação e robótica no 2.º CEB turma T1

Apresentação

O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória enfatiza a importância de competências como o pensamento crítico, a resolução de problemas, a criatividade e a literacia digital. As Aprendizagens Essenciais de Matemática e Ciências Naturais para o 2.º ciclo integram objetivos que podem ser reforçados através da robótica e do pensamento computacional, em contextos práticos e interdisciplinares. Esta formação promove a integração de tecnologias digitais e metodologias ativas, valorizando a flexibilidade curricular e a articulação entre disciplinas. Pretende-se, assim, apoiar os docentes no desenvolvimento de estratégias inovadoras que estimulem o envolvimento dos alunos e potenciem aprendizagens significativas.

Destinatários

Professores do Grupo 230

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 230. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 230.

Objetivos

- Proporcionar aos docentes a aquisição de competências de criação e adaptação de cenários de aprendizagem, com recurso à robótica educativa que conjuguem o ensino dos conteúdos curriculares e o desenvolvimento de projetos digitais; - Identificar os princípios do pensamento computacional, programação e robótica, como meio e instrumento de ensino diferenciado, aplicados ao ensino da Matemática e Ciências Naturais; - Promover a articulação curricular entre as disciplinas de Matemática e Ciências Naturais através de projetos integradores; - Aplicar e integrar os conhecimentos e competências adquiridos sobre programação e competências digitais num projeto pedagógico, desenvolvendo perspetivas interdisciplinares num ambiente de ensino e aprendizagem contextualizado.

Conteúdos

- A importância do pensamento computacional na Educação; - Projetos educativos na área da programação e robótica; - Funcionamento das linguagens básicas de programação; - Linguagens de programação visual (por blocos); - Introdução à robótica educativa e possibilidades de exploração em sala de aula; - Robótica - o raciocínio na resolução dos problemas e a lógica de utilização de robôs; - Planeamento e implementação de projetos interdisciplinares, envolvendo as Aprendizagens Essenciais de Matemática e Ciências Naturais.

Metodologias

Presencial: A formação assenta em sessões presenciais de cariz teórico, prático e de debate plenário, nomeadamente as seguintes: • Apresentações teóricas e/ou de exemplos pelas formadoras, acompanhadas de propostas de reflexão em grupos de trabalho; • Realização de trabalhos pelos formandos (materiais e cenários de aprendizagem para aplicação em contexto educativo); Trabalho Autónomo: Pretende-se que o trabalho autónomo seja realizado em contexto real de aprendizagem com o desenvolvimento e a aplicação dos recursos educativos, numa lógica de investigação-ação. Neste âmbito, os formandos desenvolverão trabalho colaborativo e cooperativo, com o devido enquadramento teórico. Procederão à implementação dos recursos educativos em contexto real de aprendizagem, assim como à reflexão crítica sobre os resultados obtidos e sobre as mudanças que deverão ser adotadas.

Avaliação

A avaliação será expressa numa escala de 1 a 10 valores: - Participação ativa nas sessões presenciais (30%) - Trabalho escrito individual, incluindo evidências da intervenção pedagógica realizada (70%).

Bibliografia

Pedro, A. et al. (2017). Probótica: Programação e Robótica no Ensino Básico. Linhas Orientadoras. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Wing, J. M. (2006). Computational Thinking. Communications of the ACM.Papert, S. (1993). Mindstorms: Children, Computers, and Powerful Ideas. Basic Books.Jesus, C. et al. (2016). Scratch e Kodu. Iniciação à Programação no Ensino Básico. FCA. Aprendizagens Essenciais - Matemática e Ciências Naturais - 2.º ciclo (DGE)

Formador

Maria Manuel de Oliveira Santos

Maria Manuela Infante Martins

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-01-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 02-02-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
3 02-03-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
4 23-03-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
5 20-04-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
6 18-05-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
7 01-06-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
8 08-07-2026 (Quarta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
9 08-07-2026 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 12-01-2026
Fim: 08-07-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-137189/25
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Escola Secundária da Gafanha da Nazaré